quarta-feira, 7 de maio de 2008

El Calafate e as Geleiras

Se você for a El Calafate, vai amar!!!
.
El Calafate é a porta de entrada ao maravilhoso mundo das geleiras. Este município está situado sobre a Baía redonda do Rio Argentino e adquire o nome de um pequeno arbusto típico da Patagônia. Segundo a tradição, quem come desta fruta retornará ao local para provar mais, mas quem visita o Calafate quer permanecer para sempre.
.El Calafate está a menos de 200m de altitude. A cidade era, até pouco tempo, apenas um povoado que funcionava como centro de abastecimento para criadores de ovelhas e produtores de lã. Cresceu muito nos últimos anos com o desenvolvimento do turismo, graças à proximidade com o Parque Nacional Los Glaciares e suas atrações. É também caminho para El Chaltén e suas montanhas, como a popular Rtz Roy, destino de treekers e alpinistas, ao norte do parque. Mas é sobretudo a parte sul do Parque Los Glaciares que atrai viajantes de todo o mundo, onde fica um dos grandes destaques da Patagônia, carro-chefe da região, o estonteante Glacíar Perito Moreno, uma das maiores e mais belas geleiras da Argentina - aliás, de todo o continente americano - visita imperdível.

O clima é predominantemente seco, com uma temperatura máxima de 19ºC, no verão e -2ºC, no inverno. A duração dos dias varia de acordo com a época do ano, uma vez que no verão amanhece por volta das 05:00 horas da manhã e anoitece somente às 23:00.


O Glaciar Perito Moreno não é o maior dos glaciares, mas é o mais acessível. Sua aparência lembra um enorme castelo de gelo branco azulado e brilhante, mas segundo a Renata, nossa amiga, há uma definição mais apropriada: "Parece um merengão"!
.
El Calafate é praticamente uma cidade hospedeira, pois os passeios são todos fora de lá. Mesmo assim, a cidadezinha encanta a todos.


Construção Típica
.
Arquitetura Típica
.
Um dos restaurantes mais procurados é o La Tablita, abaixo.
Fomos e não nos arrependemos.

La Tablita
.
Rosane e Renata caminhando pela cidadezinha
.
Ricardo e Rosane namorando
.
.
Carlinhos observando o comércio local
.
Nosso primeiro passeio fora foi ao Glaciar Perito Moreno. A primeira parada foi para apreciar o Lago Argentino. Enquadrado em uma paisagem de Estepe, surpreende aos turistas com sua cor azul-pavão.
..
O Glaciar Perito Moreno termina junto à intersecção de dois braços do Lago Argentino, o que de tempos em tempos provoca um fenômeno curioso. Às vezes o canal se fecha, represando um dos braços. A cada quatro anos, em média, a erosão faz a barreira se romper, liberando a força das águas num belo e incontrolável espetáculo. A força da correnteza é tão grande que costuma arrancar árvores da margem. O último rompimento aconteceu em 1988.
.
Dadá e Carlos no Perito Moreno.
..
Rosane no mesmo local.
.
Ricardinho com a geleira ao fundo
.
Através de passarelas e escadarias de madeira é possível chegar a 200 metros de distância do paredão, que se eleva a mais de 30 metros acima do Lago Argentino e se estende por um vale até as montanhas.
..
Passeio a Todos Los Glaciares com parada na Bahia Onelli
.
O passeio dura o dia inteiro. Todos voltam extasiados a El Calafate. Observar o glaciar Upsala é emocionante. É uma imensidão de gelo. Nas montanhas próximas ao glaciar, há cachoeiras alimentadas pelo seu degelo. Manchas escuras, na forma de linhas quilométricas, podem ser vistas na sua superfície. São chamadas de "morenas". Elas surgem devido às pedras e escombros arrastados pelo glacial.

Nós, Paulinho e eu.
.
Upsala é o maior glaciar da América do Sul. De todas as geleiras desprendem-se icebergs que vamos encontrando durante todo o passeio.
.

Nós, Lili e Paulinho..

Rosane, Eliane e Renata
.

Chegada na Bahia Onelli





Todos Los Glaciares é um passeio de catamarã para visitar todas as geleiras da região. Visitamos o Glaciar Upsala, Spegazzini e Onelli. O barco é enorme, anda a 52 km/h e pára quando se aproxima de algum iceberg. Passamos por muitos no caminho às geleiras, de diferentes procedências, diferentes cores e texturas, lindos!

Mãos ao alto!

Olha o bonde!!





El Galpon del Glaciar
.
Não recomendamos esse passeio, nem os outros similares, pois todas as estâncias oferecem o mesmo tipo de programa, ou seja, um lanche, depois ir se juntar a um grupo para ver a tosa de um pobre carneiro, saindo, em seguida (graças a Deus, estávamos enjoados com o cheiro e com pena do bicho), para ver o pastoreio pela estância. Isto, em um frio de matar.
.
Conseguindo sobreviver, todos retornamos ao galpão para o jantar. Pegamos uma fila enorme (os galpões são muito grandes e lotados de turistas) para comer cordeiro assado enquanto assistimos a um show de tango infinitamente inferior aos que assistimos em Buenos Aires.
.
Mas há quem goste!

Carlos, Dadá, nós e Ricardinho
.
..
Lugares para comer que recomendamos muito:

La Tablita: Comemos o melhor cordero patagónico da história da humanidade! Bom preço, mas não chega a ser econômico.

La Vaca Atada: Comemos um arroz com frango delicioso e bem servido, mas tem também massas e carnes. Ótimo preço.

Fomos ainda a um lugar que serve uns sanduiches imperdíveis. Fica na mesma rua de nosso hotel (a principal da cidad) e do mesmo lado dela. Não lembramos o nome, mas tem uma decoração que imita uma espécie de favela e fica no msmo lote de uma loja d artigos típicos da região.
Nós todos na lanchonete.

No Hotel Álamo fomos a um show maravilhoso e saboreamos o melhor jantar de El Calafate!
.
Carlos e Dadá em frente ao Hotel Álamo
. .
Nós, Carlos e Dadá jantando no Álamo
.
O nosso hotel, Mirador del Lago, além de muito bonito e muitíssimo confortável, tem um serviço de primeira!!! Camareiras três vezes por dia. Um exagero!
.
Camas super-extra-kings! E ainda por cima, de frente para o Lago Argentino! Um luxo! O preço foi bastante acessível. Nós Recomendamos!
.
Em frente ao nosso hotel.

Nosso Hotel - El Mirador del Lago (Maravilhoso!!!!!!)
.
Outro passeio imperdível foi o mini-trecking (uma caminhada na geleira). Essa experiência merecerá uma matéria especial. Em breve!
.
El Calafate foi uma grata surpresa! Sabíamos que naquele lugar seria tudo muito bonito e diferente, mas não imaginávamos sensações tão impactantes.
.
Todos sentiremos saudades de El Calafate!
..
-Viagem realizada em setembro/outubro de 2007-
..
Obrigado pela visita!
Para ver outra matéria, clique em uma das opções no Índice.

Um comentário:

Quer comentar? Escreva aqui!