domingo, 24 de agosto de 2008

Berchtesgaden " A paisagem mais bela da terra"

Uma linda Região nos Alpes Bávaros
Viagem realizada por Eunice e Burchurd

Eunice, caminhando com seu cajado, nos Alpes Bávaros,
passando pelas vacas malhadas típicas da região

Alexander von Humboldt, viajante e naturalista alemão, classificou o Parque Nacional Berchtesgaden como "uma das mais belas paisagens da Terra".

Fundado em agosto de 1978 e declarado Reserva da Biosfera pela Unesco em 1990, ele abrange uma área de 210 quilômetros quadrados. A fauna inclui mais de 100 espécies de pássaros, 15 tipos de peixes e animais raros, como o cabrito montanhês, reintroduzido na região nos últimos 30 anos.

Burchurd faz pose em frente a um cenário de pintura

Um dos caminhos que leva direto ao coração do parque parte de Berchtesgaden, cidade de 7735 habitantes, a 150 km de Munique e 24 km de Salzburgo. O primeiro trajeto pode ser feito de carro, até a Jennerbahn Mittelstation (estação do teleférico), no bairro Hinterbrand, a uma altitude de 1200 metros.

Na subida até a estação é possível visitar o Centro de Documentação Obersalzberg, uma exposição permanente do Instituto Histórico Munique-Berlim. Residência de férias de Hitler desde 1923, Obersalzberg foi a segunda sede do regime nazista, ao lado de Berlim, a partir de 1933. A exposição liga a história local com as manifestações do nazismo.

A pé leva-se 2h30min (de teleférico menos de meia hora) para ir da Mittelstation até o pico Jenner (1874 m), de onde se tem uma das mais impressionantes vistas panorâmicas dos Alpes bávaros: o lago Königssee aos pés do monte Watzmann.

Berchtesgaden é uma calma vila alpina medieval situada ao sul da Alemanha, na região da Bavária e próxima à fronteira com a Áustria. Como já descrito, a vila situa-se em meio aos picos da montanha Watzmann, os quais, segundo uma lenda local, foram um dia uma perversa família real que foi transformada em rocha por Deus como punição.

Eunice, na bela cidadezinha que fica no coração do Parque

Numa das extremidades da Markplatz, centro da vila, e atravessando-se um arco do século 16, chega-se à Schlossplatz com algumas das mais antigas construções da vila.

Na praça situa-se a Igreja da Abadia (Stiftskirche), a qual teve sua construção iniciada em 1122.

Na Markplatz, no centro da vila, encontram-se típicas casas alpinas.

Um detalhe da decoração de uma das casas típicas da Marktplatz.

À 5 km ao sul da vila, encontra-se o Parque Nacional de Berchtesgaden onde se destaca o lago Königsee situado entre montanhas íngremes em região de extrema beleza.

Paisagens belíssimas


Junto ao límpido ar da montanha, o sal e as águas salgadas também possuem um papel importante e complementar nos tratamentos de saúde naturais oferecido pelas clínicas da região. Pode-se experimentar um profundo relaxamento no “túnel de sal curativo” (Salzheilstollen), um spa debaixo da terra, em uma mina de sal. As terapias oferecidas incluem tratamentos para bronquite asmática, febre do feno, sinusite, trato respiratório super-sensível, problemas de pele, insônia, zunido, depressão, esgotamento físico e stress.

Eunice e Burchurd, quase chegando ao hotel,
depois da viagem a partir de Hamburg,
no carrão
do casal, um belo exemplar da Indústria Nacional (da Alemanha)
O Hotel

O Quarto do Hotel
.
Água limpa, cristalina e uma fabulosa natureza em todo arredor formam a base de um fim de semana saudável. Membros da associação alpina de saúde têm um importante papel em assegurar férias saudáveis aos visitantes. Eles fornecem serviços médicos para tratamentos dos spas e desenvolvem planos de saúde pessoais para os pacientes.



Em Berchtesgadener Land pode-se escolher uma grande diversidade de opções para se passar férias nos spas e se fazer tratamentos de saúde de diferentes durações e intensidades.

Literalmente, de pernas pro ar
.
Uma rede de trilhas de aproximadamente 230 km o transforma num verdadeiro paraíso para contempladores da natureza, amantes do montanhismo e do esqui e também para artistas.

A segunda mais alta montanha da Alemanha,
Watzmann: destino para todo alpinista que se preze

Há séculos este "cantinho do paraíso" inspira poetas e pintores. Até mesmo Caspar David Friedrich (1774–1840), um dos principais expoentes do Romantismo alemão, dedicou um de seus quadros ao Watzmann. Com 2713 metros de altitude, é o segundo pico mais elevado da Baviera, depois do Zugspitze que fica ao sul da cidade.

Nas proximidades de Berchtesgaden pode-se encontrar a montanha do Kehlstein (1835 m), conhecida pelo « ninho da águia » (''Kehlsteinhaus'') no seu pico. O ninho da águia foi construído como presente pelos 50 anos de Adolf Hitler. Bombardeado pelos britânicos em abril de 1945, o Ninho da Águia seria ocupado, em seguida, pelos americanos, que descobriram preciosidades escondidas no bunker. Havia milhares de caixas de grandes safras de vinhos.

No fim da guerra não foi destruído, e ainda hoje pode-se admirar um belo panorama de lá.



Vista da cidade de Berchtesgaden, a partir do Ninho da Águia
. .

Era na casa da montanha desse local que Hitler passou várias temporadas com Eva Braun. A casa foi construída um kilômetro acima de Berchtesgaden, para um advogado de Hamburgo, no estilo da Bavaria chamada por Haus Wachenfeld (Casa de Observação do Campo). Ele alugou a casa para Hitler em 1925. Quando Hitler finalmente comprou a propriedade, ela foi apresentada em cartões postais como "O pequeno chalé do Chanceler do povo". O arquiteto Delgado foi chamado para reconstruir e ampliar a casa que foi então chamada por "o palácio da montanha" ou 'Berghof'. )

Casa de Hitler e Eva Braun, na montanha, hoje aberta à visitação
_____________
.
Eunice e Burchurd são amigos muito queridos, que moram na Alemanha, mas que estão sempre conosco.
.
Eunice é brasileira, minha amiga de infância, dos bons e velhos tempos da Tijuca, onde até hoje reside sua irmã Ciça e sua mãe, D. Mariazinha, pela qual eu e Paulo temos um enorme carinho.
.
Burchurd, seu marido, é alemão, nascido em Berlim, entretanto, o casal reside em Hamburg.
.
Esses nossos amigos pretendem viver no Brasil em um futuro próximo, motivo pelo qual já compraram um apart-hotel em Copacabana.
.
Em breve nos veremos, pois iremos nos encontrar durante um fim de semana na Floresta Negra. Faltam aproximadamente uns 30 dias e mal podemos esperar!
.
Por fim, agradecemos imensamente aos nossos queridos amigos pela colaboração que deram a este blog, esperando, sinceramente, que continuem nos enviando novas matérias sobre outros recantos da Alemanha ou de qualquer outro lugar que venham a conhecer.
________________
._ .
Obrigado pela visita!
.
Para ver outra matéria, clique em uma das opções no menu
que se encontra quase no topo do blog, do lado direito.

Um comentário:

  1. gostaria de saber mais sobre a visitaçao ao ninho da aguia , pode me dar mais algumas informaçoes

    ResponderExcluir

Quer comentar? Escreva aqui!