sábado, 4 de outubro de 2008

Freiburg im Breisgau - Histórica e Futurista

Freiburg im Breisgau (em português Friburgo em Brisgóvia) é uma cidade do estado federal de Baden-Württemberg, na Alemanha, na região de Breisgau, no lado ocidental da Floresta Negra (alemão: Schwarzwald) com aproximadamente duzentos mil habitantes. Situa-se exatamente a 47°59'43" norte, 7°51'11" leste.
.
Freiburg im Breisgau é uma cidade independente (Kreisfreie Städte) ou distrito urbano (Stadtkreis), ou seja, possui estatuto de distrito (kreis).
.
A cidade é atravessada pelo rio Dreisam, aos pés do Schlossberg. É cercada pelas montanhas Rosskopf e Bromberg a leste, e ao sul e oeste pelas montanhas Schönberg, Tuniberg e o Kaiserstuhl.
.

Eu, Paulinho, Eunice e Burkhard saímos de Heidelberg rumo a Freiburg, entretanto, paramos antes em Emmendingen, onde Burkhard havia reservado um hotel indicado por seu amigo, que mora na região, o que foi uma ótima dica, pois a cidadezinha fica muito próxima a Freiburg e é muito típica da Floresta Negra. E o hotel, excelente! Uma graça!
.
Chegamos correndo para deixar a bagagem e em seguida, ir conhecer Freiburg. Ao entrarmos em nosso quarto, nem dava vontade de sair...
.
Nosso carro já estava estacionado, mas tínhamos que criar coragem. Afinal, nossos amigos tinham vindo de tão longe para nos encontrar, que não poderíamos ficar de "preguicite". Era imperioso botar o pé na estrada de novo. Aliás, quem iria dirigir nosso carro era o Burkhard, já que estávamos em território alemão e que ele gosta de dirigir.
.
Assim, nossos cavalheiros estavam prontos para nos levar a Freiburg, mesmo que todos estivessem com a maior vontade de ficar em Emmendingen.
.

Nosso hotel em Emmendingen
.
Caía uma chuvinha rala, que deixava o tempo mais frio ainda...
.
Nosso hotel, tão lindo e acolhedor...
.
Mas turista que se preza, não pode ter preguiça!!!
.
Assim, deixamos a preguiça de lado e todos fomos conhecer Freiburg, com seus pontos turísticos tão interessantes...
.
Centro Histórico
.
Mercado Municipal
.
Esquecemos apenas um detalhe importante!!! Estávasmos de carro!!!!!
Segue então, uma dica para quem quer conhecer bem a cidade de Freiburg com todos os seus encantos:
Não vá para lá de carro!!!! Porque? É praticamente impossível estacionar seu carro naquela cidade!!! Para conhecer seu centro histórico, o melhor, aliás, o único jeito é caminhando, mas se você não tiver ido de trem, terá que deixar seu carro logo assim que chegar na cidade e caminhar até achar bicicletas para alugar, pois a cidade está toda equipada para as tais bicicletas!!!! Do contrário, ficará rodando, tentando encontrar um estacionamento para o seu carro, e quando se der por conta, já terá conhecido metade da cidade, mas de dentro de seu carro...
.
Pequim e Freiburg têm em comum que o número de bicicletas é o dobro do de automóveis registrados. Em Freiburg, é uma questão ecológica, tanto que a cidade considera-se "capital alemã do meio ambiente".
.
Os estacionamentos para carros são raros no centro da cidade, os para bicicletas são quase incontáveis, especialmente à volta dos prédios da universidade.Uma extensa rede de ciclovias atravessa toda a cidade.
.
Calçada de Friburg restaurada em mosaico
.
Contudo, o pitoresco bairro histórico da cidade, o coração de Freiburg, também é tabu para os ciclistas. Cuidadosamente restauradas após os bombardeios que as destruíram em 1944, as ruelas estreitas e cheias de ângulos deste que foi um dos primeiros calçadões da Alemanha convidam para um passeio a pé.
.
Mas cuidado, as ruelas de Freiburg ocultam uma série de armadilhas traiçoeiras: os Bächle (riachinhos)..
Esses estreitas canaletas d’água ao longo do meio-fio cortam todo o centro, um passo em falso e os sapatos estão encharcados. As conseqüências são das mais graves: quem pisa num Bächle casará com alguém nascido na cidade. Pelo menos é o que afirma um provérbio local.
.
Bem, nós não corremos o risco de cair nas canaletas, pois sequer conseguimos estacionar nosso carro. Nem no enorme estacionamento subterrâneo existente, próximo à estação de trem, pois além de tudo, era feriado na Alemanha e todos parecem ter ido passear em Freiburg. Assim, o que conhecemos da cidade, foi de dentro de nosso carro.
.
Centro Histórico
.
Prefeitura
.
Catedral
.
Freiburg Futurista - A Capital alemã do Sol
.
Uma das várias atrações da cidade de 200 mil habitantes na região de Breisgau, não está ligada ao seu passado. É interessante, mas apesar de seu imenso patrimônio histórico, Freiburg é considerada uma das cidades mais futuristas!
.
Por ser a cidade mais ensolarada do país, com uma média de 1800 horas de sol ao ano − e graças a isso também a de temperaturas médias mais altas − Freiburg dispõe de um enorme parque de captação e aproveitamento de luz solar. Este potencial garantiu que até o estádio do clube de futebol, o Freiburg SC, seja iluminado com a energia do sol. Esta importância espelha-se em duas grandes feiras que acontecem regularmente, a de energia solar e a de biotecnologia.
.
Não por coincidência, existe na cidade um bairro “modelo de sustentabilidade”, o maior da Europa. Chama-se Vauban e está localizado a 4 km do centro. São 5.000 habitantes numa área anteriormente ocupada por uma base militar francesa.
.
Mas com toda aquela dificuldade para estacionar e ao lembrarmos daquela tranquilidade da cidadezinha de Emmendingen, bem típica da Floresta Negra, e ainda, pensando no aconchego do nosso hotel e do bairro em torno dele, resolvemos retornar ainda para o almoço.
.
Para continuar a acompanhar a nossa viagem,
é só clicar no link abaixo, para ver a
matéria sobre o nosso destino seguinte:
.
..
Obrigado pela visita!
.
Para ver outra matéria, clique em uma das opções no menu
que se encontra quase no topo do blog, na coluna do lado direito.

Um comentário:

  1. Ja, das ist recht! Freiburg im Breisgau ist meine Lieblingstadt in Deutschland.

    ResponderExcluir

Quer comentar? Escreva aqui!