domingo, 24 de janeiro de 2010

Suíça Brasileira no Rio de Janeiro - São Pedro da Serra

São Pedro da Serra - Quem diria?
Uma vila encantadora, colonizada por suíços e alemães, possuidora de uma natureza belíssima, com lindas cachoeiras, trilhas, vegetação super preservada e, ainda por cima, pertinho da cidade do Rio de Janeiro!!! É como visitar a Suíça, mas sem precisar de passaporte!
O Brasil é conhecido por ter abrigado em suas terras imigrantes de todas as partes do mundo e, exatamente por isso, algumas de nossas cidades parecem muito mais com os países de onde vieram seus colonizadores do que com as tropicais terras brasileiras. Mas muito pouca gente conhece todas as cidades e vilarejos que se assemelham às cidades européias de seus colonizadores, principalmente aquelas que se encontram na Região Sudeste do Brasil, mais precisamente no Estado do Rio de Janeiro.
Uma dessas vilas é São Pedro da Serra.  Na realidade, São Pedro é um vilarejo pertencente ao município de Nova Friburgo, cidade muita conhecida, localizada na Serra do Estado do Rio de Janeiro. A Vila de São Pedro da Serra, assim como o restante do município, foi colonizada por suíços e alemães e mantém o tipo de construção que, associado à natureza da região, nos remonta às paisagens típicas da Suíça. Mas o que mais encanta é que São Pedro da Serra é um lugar que tem um astral incrível e que ainda, muita gente desconhece.
Eu e Paulo também ainda não havíamos ouvido falar desse pedaço de paraíso e, se não fosse pelos nossos queridos amigos, Sueli e Carlinhos, ainda estaríamos privados de conhecê-lo.
Estivemos lá em setembro de 2009 e adoramos! Carlinhos e Sussu nos mostraram todo o centrinho da vila e nos apresentaram alguns de seus amigos.

Só pelo astral daquela gente, já dava pra sentir que o lugar deveria mesmo ser abençoado.

Foi um fim de semana maravilhoso, onde não faltou música de boa qualidade e a alegria contagiante da galera do Carlinhos.
Também não faltou boa gastronomia, pois a vila tem uma vida noturna bem agitada, com muita música ao vivo e excelentes restaurantes.

Por tudo isso, é óbvio que ficou um gostinho de "quero mais", o que ocorreu em janeiro de 2010, para comemorar o aniversário da mamãe.

São Pedro da Serra - "O Retorno"Comemorando o aniversário de Arminda Brito
Mamãe, em frente ao Ateliê de Jóias de São Pedro da Serra

Nossa viagem começou super bem, pois a primeira parada foi em Mury, outra localidade encantadora de Friburgo, muito conhecida pela gastronomia.
Começamos a comemorar o Aniversário da Mindinha almoçando no excelente Restaurante Braun Braun.

Como descrever o Braun Braun???

Podemos começar pela enorme variedade de cerveja de todo o mundo...


 

...pelo excelente serviço, ou ainda, pela decoração aconchegante...



...mas a melhor definição, sem dúvida, é que o restaurante tem uma excelente culinária, desde os petiscos, até as sobremesas e, principalmente, os pratos suíços e alemães!


Antes de seguir viagem, mais uma paradinha em Mury, para um delicioso café!
Mas as comemorações estavam só começando!

Depois do descanso na pousada, já em São Pedro da Serra, ainda iríamos festejar o aniversário da Mindinha noite afora!
Casa de Carlinhos e Sueli
Uma constante comemoração da vida!

Jantar de Aniversário da Mindinha
Jantar no Paiol, um dos melhores restaurantes de São Pedro

 

E no dia seguinte...
Fomos passear!

Mindinha no Encontro dos Rios
Fomos passear pela regiãode São Pedro, onde existem inúmeras trilhas, paisagens belíssimas e cachoeiras de tirar o fôlego, estas, mais concentradas no bairro vizinho de Lumiar.

O primeiro ponto turístico onde paramos foi no Encontro dos Rios, que é assim denominado por se tratar do encontro das águas dos Rios Macaé e Bonito, em meio a mata Atlântica. Não é um local muito apropriado para mergulhar, pois tem uma correnteza forte e é um pouco perigoso. Melhor é procurar sempre entrar na água nas partes mais tranqüilas ao longo do rio.
Mindinha na Toca da Onça
Depois de chegarmos no Encontro dos Rios, pegamos uma rota de terra de uns três kilômetros e meio ou mais, mas que vale cada centímetro de solavanco! Realmente o acesso é bem complicado, mas o local denominado Toca da Onça é super preservado, com águas límpidas convidativas ao mergulho e ainda, além do lindo visual das pedras e das águas correntes, há uma faixa de areia que confere ao lugar um arzinho de praia, onde algumas pessoas passam o dia se bronzeando. Há também um enorme gramado, ideal para piqueniques e camping, além das caminhadas e cavalgadas costumeiras na região.
A Toca da Onça é todo esse conjunto natural, onde fica também a cachoeira mais distante. Localiza-se no rio Bonito que se encontra com o rio Macaé (no Encontro dos Rios).


Por enquanto, vou ficando por aqui. Deixarei para continuar a falar sobre nossa estada em São Pedro da Serra em um próximo capítulo, a ser publicado em breve. Não percam!


Cenas do Próximo Capítulo
O comércio no centrinho da Vila
Uma grande farra no restaurante franco-baiano Dê
Um inesperado e adorável reencontro
Nossa pousada - Vila do Céu

Até o próximo capítulo de São Pedro da Serra!

Obrigado pela visita!
Para ver qualquer outra matéria clique
em uma das opções no Índice.

4 comentários:

  1. ESTAVA ESQUECENDO DE UM COMENTÁRIO!

    ESSE TEU CHAPEU É UMA GRAÇA.....

    QUANDO VIAJAR NÃO ESQUEÇA DE ME TRAZER UM,,,,,,
    SOU VIDRADA TAMBÉM EM CHAPEU VIU.
    TETE

    ResponderExcluir
  2. São Pedro continua SENSACIONAL,saudades desse distrito de Nova Friburgo!

    ResponderExcluir
  3. Amo São Pedro da Serra,
    Nádia

    ResponderExcluir
  4. Lindo lugar, lindas fotos, valeu pessoal.

    ResponderExcluir

Quer comentar? Escreva aqui!