segunda-feira, 8 de março de 2010

Visconde de Mauá - Onde é melhor? Maromba ou Maringá?

Foto: Eliane Issa
Cenário bucólico, onde sofisticação
e simplicidade conspiram com a natureza...

A região de Visconde de Mauá, conhecida pela boa gastronomia e hotelaria que trata os hóspedes com doses de requinte e sofisticação, está localizada no alto da Serra da Mantiqueira, a uma altitude que varia de de 1400 a 2787 metros, entre os Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Seu clima é tropical de montanha, com inverno rigoroso e verão suave. No inverno, de junho a agosto, a temperatura varia de 2 graus negativos a 13 graus positivos, chegando, às vezes, a gear. Visconde de Mauá está numa Área de Proteção Ambiental (APA) e se destaca pela abundância de águas límpidas e cristalinas, bem representada por seus rios, cascatas e inúmeras cachoeiras.
A região de Visconde de Mauá é compreendida por 3 vilas:
Visconde de Mauá, Maringá e Maromba.

Daí, a eterna dúvida dos visitantes "de primeira viagem":
- Onde é melhor, Maromba ou Maringá?

Doce e difícil questão. Para resolvê-la, não será em uma, duas ou em outras tantas visitas. Simplesmente porque não existe solução!
Na primeira vez que fui a Mauá, também fiquei preocupada se meu hotel, previamente reservado, estaria localizado no melhor lado, mas hoje, percebo que esta preocupação é absolutamente irrelevante, já que as três vilas estão completamente integradas. Aliás, pensar que a vila de Visconde de Mauá compreende as vilas de Maromba e Maringá é um outro equívoco.
Maromba e Maringá não pertencem à vila de Visconde de Mauá porque, na realidade, quando nos referimos a Mauá, estamos falando de uma região composta por três vilas, sendo que uma delas leva o nome da região (Visconde de Mauá) e as outras duas são Maromba e Maringá. Apesar das três vilas estarem muito próximas, pertecem a diferentes estados, como já dissemos, e têm seu lado mineiro e carioca. Mas a confusão não para por aí. As três vilas se encontram em três municípios diferentes: Itatiaia(RJ), Resende(RJ) e Bocaina de Minas(MG).
Todas as três vilas são charmosas e se completam, fazendo dessa fusão o sucesso do local. Há que se destacar, entretanto, as vilas de Maromba e Maringá. As duas são realmente imperdíveis, pois cada uma tem um estilo absolutamente único sem, entretanto, destoar do conjunto. Veja o porque na descrição de cada uma das três vilas, principalmente, Maromba e Maringá.

Vila de Visconde de Mauá


Fica no Município de Resende, no Estado do Rio de Janeiro. Por ser a primeira vila na colonização da região, acabou lhe emprestando o nome.Tem uma boa infra estrutura, com central de informações, restaurantes, lojas, posto médico, delegacia, posto de gasolina, banco, mercado, igreja, campo de futebol e rua principal pavimentada. Tem também boas pousadas. A vila acompanha o percurso do rio Preto, onde se praticam canoagem e bóia-cross.

Dica imperdível: Na Vila de Mauá, não deixe de almoçar
no restaurante "Gosto com Gosto".

  Paulo Roberto Issa e Ricardo Barbosa Lima
Um brinde
à amizade no restaurante Gosto com Gosto

O "Gosto com Gosto" integra a seleta Associação dos Resturantes da Boa Lembrança e é recomendadíssimo pelo Guia Quatro Rodas. A Chefe Mônica Rangel se propõe a resgatar as histórias e a tradição mineira, através de seus fartos, leves e suculentos pratos, preparados em um belíssimo fogão a lenha, aberto a visitação. Há 14 anos consecutivos realiza, com estrondoso sucesso, o renomado Concurso Gastronômica de Visconde de Mauá.

 

Maringá


Depois da Vila de Visconde de Mauá, após apenas 8 km, chegamos na vila de Maringá, já no Município de Bocaina da Serra, em Minas Gerais. Maringá é considerada o principal centro comercial da região, com vários restaurantes super conceituados, bares e bistrôs transadérrimos e lojas super bacaninhas e bem decoradas.


Dicas Imperdíveis de Maringá: Não deixe de curtir as noites em Maringá. Aproveite para passear na rua, ver o movimento e ir escolhendo os restaurantes, bares ou bistrôs que receberão sua visita nas noites em que estiver na região de Visconde de Mauá.

Aqui é onde tem mais badalação, onde a night é mais borbulhante sem, entretanto, perder a calma e a classe que conferem ao local esse ar sofisticado.
Eu e Paulo, num delicioso jantar no Saveur de Vanille,
também conhecido carinhosamente por
Bistrô das Meninas e por ter o melhor Brownie da região.
Adoramos e recomendamos! Não perca esta dica!

O bistrô Saveur de Vanille possui ambiente dividido,
porém integrado, onde estão dispostos o salão
para jantares e comidinhas e uma livraria.

Eu, Paulo Roberto e nossos amigos Ricardo e Rosane não poderíamos deixar de reservar uma das noites de nossa estada para saborear uma deliciosa fondue, no melhor restaurante suíço de Maringá:  A Maison de la Fondue.
A Maison de la Fondue tem um cardápio que
vai muito além do prato que lhe empresta o nome.
O ambiente é requintado, mas o atendimento é
bem simpático e acolhedor. Lá, saboreamos a
fondue mixta e recomendamos!

Ricardo, Rosane, eu e Paulo resolvemos conhecer a Ratatouille Pizzaria.
Que pizza deliciosa! 

É estranho que o lugar não seja recomendado
nos sites conhecidos sobre Visconde de Mauá...

Além da boa pizza, o ambiente é acolhedor,
há bons vinhos e o atendimento é muito bom.

Também recomendamos o Restaurante Le Petit.
A comida é sensacional
e o ambiente muito agradável,
com sua lareira central e o atendimento esmerado,
que sempre conta com a presença de seu proprietário.

Mais conhecido como Sapo, o proprietário do Le Petit
tem um enorme acervo de amuletos
desses bichinhos,os sapos.

Além dos sapinhos, quem costuma visitar o Le Petit, é um outro bichinho!
Uma mula! Ela mesma, a famosa e queridinha por todos de Maringá: Rosinha!


Portanto, você já sabe. Se estiver em um restaurante de Maringá e,
sem a menor cerimônia, uma mula entrar no recinto...
...ou árar ao lado de sua mesa,
não se assuste.
É a Rosinha, a mascote da região, que
sempre aparece para conquistar o carinho dos turistas.


A mula Rosinha entrando na Ratatouille Pizzaria,para encanto de todos!

Estes foram os restaurantes que conhecemos e portanto, podemos recomendar, mas há outros tantos que ainda pretendemos conhecer em futuras idas a Mauá. Se você pretende ficar um tempo maior, seguem alguns sites que dão dicas de restaurantes em toda a região de Visconde de Mauá. É só clicar e escolher.

Mauro Jr, da foto acima, é um dos restaurantes
recomendados nos sites abaixo:


Outras boas Dicas de Maringá

As trufas de chocolate da Chocalateria, localizada na Vila de Maringá, são realmente deliciosas!

Não deixe de visitar a lojinha Talhas e Retalhos. Fica ao lado do Bistrô das Meninas e tem muita coisa interessante pra ver. Mesmo que não queira fazer compras, é gostoso dar uma passadinha por lá só para admirar os detalhes do que estiver exposto. Sua proprietária tem muito gosto.


Maromba


Se a Vila de Maringá reina absoluta nas noites de Visconde de Mauá, com seu tom suave e elgante de pérola e de lua, a vila de Maromba é a soberana da região durante o dia, com seu exuberante brilho solar refletido nas águas das inúmeras cachoeiras, seu cheiro de mato a refrescar nossas almas e seu ar convidativo à contemplação da natureza. 
Isso mesmo! Por ter as principais cachoeiras, trilhas e passeios da região, Maromba é o "point obrigatório" para passar o seu dia.
Fica no Município de Itatiaia, no Estado do Rio de Janeiro, apesar de distar apenas 3 km de Maringá.
É a primeira vila a receber as águas do principal rio de Visconde de Mauá que descem do Parque Nacional de Itatiaia, o que bem explica as águas límpidas e cristalinas de suas cachoeiras e piscinas naturais.

Dica Imperdível: Cachoeira do Escorrega

" Vamos fugir ...
Pra outro lugar, baby ...
Vamos fugir ...
Onde haja um tobogã, onde a gente escorregue...
Todo dia de manhã, flores que a gente regue ...
Uma banda de maçã, outra banda de reggae ...
Tô cansado de esperar, que você me carregue ... "



( Gilberto Gil e Liminha )

A cachoeira do Escorrega é o cartão postal de Visconde de Mauá. Ela é um tobogã natural, esculpido pelas águas do rio, que permite um deslizamento perfeito, desembocando numa piscina natural de águas cristalinas .


É preciso coragem para encarar o contagiante desafio que é deslizar na Cachoeira do Escorrega, mas a medida em que você vê as pessoas encarando o desafio, o medo vai embora! Exceto nos dias mais frios, quando as águas são mais geladas ainda do que de costume!!!

Outra dica imperdível: As cachoeiras do Acantilado


As cachoeiras do Alcantilado ficam numa fazenda no vale do Alcantilado. São várias cachoeiras e piscinas naturais.
 
Ao todo são 9 quedas d'água das mais variadas formas, em 1,5km de distância entre a primeira delas e a última,  com aproximadamente 500m em aclive. Infelizmente todas essas belezas naturais se encontram em uma propriedade particular, pois no meu entendimento, tanta beleza natural não deveria ser um bem particular. Contudo, graças ao interesse que o local provoca, a entrada é permitida pelos proprietários, devendo-se, entretanto, pagar por esse privilégio. No local há bar e restaurante.
A vila da Maromba é, sem dúvida, a mais simples das 3 vilas, porém, como já dissemos, reserva as principais cachoeiras e piscinas naturais da região de Visconde de Mauá.
Além das Cachoeiras do Acantilado e do Escorrega, destacamos as cachoeiras do Véu da Noiva, Poção, Macacos, Toca da Raposa e Santa Clara. Esta última, localizada no Vale do mesmo nome.
A cachoeira da Santa Clara é uma das cachoeiras mais altas e conhecidas da região de Visconde de Mauá , após a queda tem uma piscina natural , para os mais radicais dá para praticar o rapel.
O vale da Santa Clara tem sua entrada a 300 m antes da vila da Maromba. Basta atravessar a ponte de madeira que você já está no vale da Santa Clara, com muitas cachoeiras de águas límpidas e outras opções de lazer.


Depois de todos esses passeios na Vila de Maromba, o bom mesmo é voltar pra sua pousada, dar uma boa descansada, para estar aceso pra curtir a night na Vila de Maringá. E depois de tudo, voltar à pousada. Ah! Não faltam pousadas maravilhosas e aconchegantes em toda a região de Mauá. Quase todas possuem lareira, algumas possuem banheiras de hidromassagem e piscinas aquecidas, outras permitem que se durma ouvindo o susurro das águas dos rios, outras tem travesseiros de plumas de gansos espalhados em enormes camas king size, mas todas tem algo em comum: Estão sob um céu onde as estrelas parecem ser em número maior que nos outros lugares. O céu de Visconde de Mauá!

Obrigada pela visita!
Para ver qualquer outra matéria, escolha e clique no Índice,
que fica mais acima, do lado direito do blog.

8 comentários:

  1. Adorei sua materia sobre a regiao de Maua. Ia ser otimo ter dicas de onde ficar tb!

    ResponderExcluir
  2. Eu e minha esposa estavamos na duvida de onde ir no feriado mas com depois de ler seu artigo, nos decidimos!
    Parabens pelo artigo muito bom mesmo!!!

    Abs

    Marcio e Mari

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se é possível ir as cachoeiras sozinho ou precisa contratar passeio? Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se é possível ir as cachoeiras sozinho ou precisa contratar passeio? Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Desculpe só ter visto sua pergunta agora. Bem, é possível ir às cachoeiras sozinha, mas dependendo da cachoeira escolhida, eu só recomendo se o carro for 4 x 4. Então, eu sugiro que pergunte no hotel ou pousada onde estiver.

      Excluir
  5. Muuuuuito esclarecedor!
    Vou no fim do mês e adorei as dicas!!!

    ResponderExcluir
  6. Muuuuuito esclarecedor!
    Vou no fim do mês e adorei as dicas!!!

    ResponderExcluir

Quer comentar? Escreva aqui!