terça-feira, 27 de abril de 2010

Cataratas do Iguaçu - A Viagem (Primeiro Capítulo)

Na matéria anterior (Foz do Iguaçu - Planejando a Viagem), quando abordamos o planejamento da viagem ora relatada, adotamos para título o nome da cidade que viria ser o nosso destino. Entretanto, após sua realização, decidimos que o melhor título para a matéria deveria enfatizar apenas as Cataratas do Iguaçu.

 Macuco Safari - Passeio no Rio Iguaçu, nas águas das Cataratas - realizado no lado brasileiro
Vista de alguns dos Saltos que formam as Cataratas, no lado argentino - Foto: Eliane Issa

Esta decisão está baseada em dois fatores:
O primeiro e mais óbvio é que, na realidade, o principal motivo da escolha deste destino é a possibilidade de conhecer esse conjunto majestoso de cerca de 275 quedas de água do Rio Iguaçu (na Bacia hidrográfica do rio Paraná).
O segundo motivo é que, para se conhecer bem as Cataratas, não basta ir somente a Foz do Iguaçu, no Brasil, deve-se também ir a Puerto Iguazú, na Argentina, já que essas quedas se localizam entre o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná e o Parque Nacional Iguazú, na Província de Missiones.

Outros Atrativos da Viagem

Uma vez em Foz do Iguaçu, deve-se aproveitar a estada para conhecer outros atrativos da região além das Cataratas, quais sejam:
Itaipú Binacional
A Maior Hidrelétrica do Mundo em Geração de Energia

É possível fazer uma visita técnica na Usina, com direito a examinar as turbinas de perto. Pra quem não tem maiores interesses neste sentido, achamos mais recomendável realizar apenas a visita externa. Foi o que fizemos e achamos de bom tamanho. Não fosse a chuvarada que caía, poderíamos dizer que fomos premiados, pois não é sempre que o vertedouro está aberto!

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, fornece 18,9% da energia consumida no Brasil e 77,0% do consumo paraguaio.
Vertedouro: A descida das águas pelas comportas só acontece quando há excedente de água no Lago de Itaipu.
Perfil do Vertedouro
A abertura do vertedouro não atende a um cronograma pré-determinado. Está diretamente ligada ao nível do lago. Quem tem a sorte de acompanhar o escoamento da água pelas três calhas assiste um espetáculo inesquecível. É um dilúvio que despenca de um tobogã de 30 metros para formar um regurgito de 10 metros e, finalmente, voltar ao leito rochoso do Rio Paraná, a 40 metros de profundidade.


Ponte da Amizade e Ciudad del Leste

 Ciudad del Leste - Quanta pobreza e quanta omissão do governo de lá...Resumindo, é um grande e feio camelódromo.
Mas o que dói mesmo é saber que não é só muamba que atravessa a Ponte da Amizade...Por ali passam para o Paraguai os foragidos da justiça brasileira... Por ali passam para o Brasil drogas e armas, todos os dias... Portanto, não nos parece que o nome da ponte seja condizente com sua triste realidade!
Por ali também passam os famosos sacoleiros e essa "pequena ilegalidade" (se comparada às demais) torna o trânsito sempre congestionado na Ponte da Amizade. Caso queira comprar algum eletrônico, o recomendável mesmo é restringir-se ao Shopping del Leste. É um pouco mais caro do que o restante das lojas da cidade, mas pelo menos se tem a garantia de comprar produtos autênticos. Além do mais, todo o resto é muito feio, pobre e até deprimente. Dá pra notar o contraste nas fotos acima!

Outros motivos para permanecer no shopping, enquanto estiver na Ciudad del Leste: Ali é tudo muito limpo, confortável e com um bom ar condicionado.
Anote ainda estas dicas: Se for ao Paraguai, não esqueça de levar seu passaporte, pois sua carteira de identidade pode não ser considerada atual. Vale lembrar que se ultrrapassar a cota de U$ 300,00 por pessoa você terá que pagar imposto sobre o excedente e na Receita Federal vão lhe pedir também o CPF, então leve sua carteirinha. Mas preste atenção: Mesmo que você seja uma pessoa super bem humorada, nem pense em atravessar a ponte aos sábados ou nas quartas-feiras. Nos disseram que é nesses dois dias que os sacoleiros combinam de ir em massa, em comboios, com o intuito de tumultuar bastante para dificultar ainda mais a fiscalização.
A nossa conclusão é a seguinte: Atravessar a Ponte da Amizade é a maior roubada! Só vale mesmo a pena para conhecer e, assim mesmo, se você tiver o mesmo espírito curioso que eu e Paulo temos quando viajamos. Do contrário, melhor restringir-se aos lados brasileiro e argentino desta tríplice fronteira. E se quiser fazer compras, caso não tenha esse dom desbravador, é melhor pagar um pouco mais caro no Duty Free da Argentina.

O Duty Free da Argentina

Vale a pena comprar bebidas e perfumes por aqui, mas mesmo que não queira comprar nada, não deixe de ir conhecer! Há um ônibus de turismo super confortável que faz o transfer gratuitamente de ida e volta para todos os hotéis. Sai por volta das 18:30hs e retorna aproximadamente às 21:30 hs. É só procurar saber na recepção do seu hotel e reservar. Não esqueça de levar seus documentos!

Puerto Iguazú

Restaurante Aqva, a melhor gastronomia argentina

Puerto Iguazú é uma cidadezinha muito pitoresca e segura. Suas casas não possuem nenhum tipo de proteção, como muros ou cercas, porque a violência não chegou ali! Vale a pena dar uma chegadinha até lá durante o dia, nem que seja na volta do passeio das Cataratas Argentinas. Peça para o seu guia ou motorista para ir até a rua principal. Lá você poderá comprar roupas e casacos de couro e lã por um preço bem mais em conta do que os praticados em Buenos Aires. Nesta mesma rua há também uma loja bem bacana, a Ramsés, que vende camisas La Coste pela metade do preço cobrado pela loja da marca no Shopping Leblon. 
Também vale a pena comprar em qualquer mercado da cidade os famosos alfajores Havanna, vinhos argentinos, queijos, embutidos e o seu delicioso doce de leite.
Mas lembre-se que o Mercosul não passa de uma ficção por aqui! Se você não estiver munido de identidade atualizada ou passaporte, não poderá sequer atravessar a fronteira!
Se puder reservar também uma noite de sua estada, só para jantar em Puerto Iguazu, você não se arrependerá! Lá os restaurantes são mais sofisticadinhos, mesmo dentro da simplicidade peculiar à região. Há neles aquele toque de classe que os hermanos conhecem bem quando se trata de gastronomia. E os preços são super em conta! Só é uma pena que para chegar até lá tenhamos que gastar com o taxi em torno de cem reais... Mas ainda assim vale a pena ir, nem que seja só em uma das noites!

Nós fomos até lá para jantar e escolhemos o restaurante Aqva. Anote esta dica! O atendimento é impecável e a culinária deliciosa! Lá o Paulo comeu cordeiro patagônico que ele garante ter sido o melhor que já saboreou na vida, incluindo-se os que comeu em El Calafate. Melhor referência não pode haver!

Dicas de Restaurantes em Foz do Iguaçu - BB´s (bons e baratos!)

Choperia e Petiscaria Castelo Alemão

O restaurante da foto acima é especializado em comida alemã, mas tem um cardápio bem variado e para todos os gostos. Se quiser apenas comer uns petiscos e tomar um bom chopp, este é o local! Até porque o chopp é de fabricação própria, podendo ser servido em canecos, a metro ou engarrafado. Segundo o Paulo, é muito bom! Fomos super bem atendidos pelo simpático Juarez que, para surpresa nossa e imediata identificação com Paulo, é torcedor do Flamengo.

O restaurante é bem grande e muito frequentado pelos moradores de Foz, principalmente nos dias dos jogos dos campeonatos regionais do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Aliás, a título de curiosidade, cabe registrar que, assim como o Juarez, os habitantes de Foz torcem mais pelos times desses três estados do que para os times do Paraná. Portanto, se estiver em Foz em dia de jogo, esse restaurante é uma excelente opção!


Também é uma ótima opção para um almoço ajantarado no dia do passeio às Cataratas Brasileiras, pois se você incluir no passeio o Macuco Safari (o que nós recomendamos!!!!) você só retornará ao hotel por volta das 16:30hs, sem ter almoçado ainda! Nós acabamos indo até lá em um domingo, exatamente porque chegamos do Parque Nacional mortos de fome e já eram 17hs, quando nos decidimos por um almoço ajantarado. Foi um achado! Chegamos lá durante um GRENAL e pudemos participar um pouco da vida mais autêntica da cidade, longe dos roteiros turísticos!


Mas se você quiser apreciar um bom peixe de rio, típico da região, não hesite em contratar um taxi e ir conhecer o rodízio que é servido no Iate Clube Maringá, localizado à margem brasileira do rio Paraná, fronteira com o Paraguai, também conhecido como Clube de Pesca Maringá! Anote também esta dica, pois em nenhum outro restaurante de Foz você poderá saborear em uma mesma refeição pratos com peixes nativos dos rios Iguaçu e Paraná, como piapara, pacu, surubim, dourado, tilápia e outros tantos!!

Parque das Aves - Imperdível!

Foto da Internet

Quando Bianca, nossa agente de viagem, nos conseguiu, às vésperas do feriadão, esse pacotinho para Foz, incluindo hotel, passagem aérea, traslado do aeroporto e três passeios (Cataratas Argentinas, Cataratas Brasileiras e Parque das Aves), achamos que o passeio para o Parque das Aves seria aquela costumeira encheção de linguiça inserida em um grande pacotão... Mas para nossa surpresa, podemos hoje afirmar que, além dos dois passeios aos parques das Cataratas, se há um outro atrativo da região que podemos considerar imperdível, é este! Aliás, chego mesmo a dizer:  Se você só tiver dois dias para permanecer por aqui, esqueça todo o resto! Em um dos dias vá ver as Cataratas do lado argentino e no outro dia, vá ao Parque das Aves antes e em seguida (fica quase em frente), vá ao Parque Nacional para ver as Cataratas do lado brasileiro.
Infelizmente esquecemos no hotel a máquina fotográfica bem no dia em que fomos ao Parque das Aves e só conseguimos comprar uma máquina descartável na lojinha do Parque Nacional do Iguaçu. Por isso não temos fotos para ilustrar o que acabamos de comentar, mas se quiser saber um pouco mais, é só acessar o site, clicando no link a seguir: Parque das Aves


A Atração Principal da Viagem - As Cataratas do Iguaçu

É a enorme quantidade de saltos, em forma de ferradura, com 2.700 metros de extensão — 800 metros no Brasil e 1.900 metros na Argentina — que atrai visitantes dos cinco continentes. As águas podem ser apreciadas das passarelas erguidas tanto no Brasil como na Argentina. Porém, é em Foz do Iguaçu, no Brasil, que está a melhor vista das quedas.

Cataratas Argentinas
Parque Nacional Iguazú


É do conhecimento de todos que a visão das Cataratas do Iguaçu a partir do Parque Nacional, no lado brasileiro, é uma das coisas mais deslumbrantes que se pode ter! O que poucos observam a essa distância, entretanto, é que acima de vários dos saltos que formam as Cataratas existem passarelas, estrategicamente erguidas sobre o rio Iguaçu, de modo a possibilitar que o visitante do Parque, no lado argentino, literalmente caminhe sobre as Cataratas, sentindo em todo sinuoso percurso dessas passarelas a sua bruma e, em alguns trechos, chegando mesmo a se encharcar com os jatos de suas águas. Tente observar as passarelas sobre os saltos nas fotos abaixo!

Foto tirada do Parque Nacional Iguazu, Argentina - por Eliane Issa

Foto tirada do Parque Nacional Iguazu, Argentina - por Eliane Issa

Para se chegar ao Parque Iguazú, é preciso antes atravessar o rio de mesmo nome...


Chegando-se no lado argentino, ainda há que se percorrer um longo trecho de ônibus, pois o parque fica um pouco distante do centro da cidadezinha de Puerto Iguazú. Mas é um percurso bem bonito.
Logo na entrada do Parque, já dá pra sentir o ar da selva, diferente, puro, ao som da algazarra que toda aquela fauna faz, principalmente os pássaros. É fascinante!
Caminha-se, então, em meio a toda essa exuberante natureza, uns 300 metros até a estação do trenzinho que nos leva aos principais pontos do parque.

O trenzinho pode nos levar à estação de onde se caminha até a passarela que possibilita apreciar a Garganta do Diabo, mas esta, em função da elevação do nível do rio, durante nossa estada, e por questões de segurança, estava "cerrada"!


O trenzinho também nos leva a uma estação de onde podemos escolher dois roteiros por passarelas, ambos serpenteiam as matas e permitem apreciar os saltos que formam as cataratas. Um dêles, o inferior, segue contornando as cataratas próximo à base das quedas.


Já o superior segue acima dos saltos. Como faríamos o "Macuco Safari", no lado brasileiro, e durante esse passeio pelo rio chegaríamos muito mais próximo ainda à base, preferimos seguir pelo caminho superior. Foi bárbaro!
Foto: Eliane Issa

É uma sensação indescritível sentir o volume de toda aquela água do rio escorrendo por baixo de nossos pés e indo se derramar abundantemente em forma de enormes cachoeiras!!!

Foto: Eliane Issa

E a cada curva que fazíamos na mata, uma nova visão...

Foto: Eliane Issa
Foto: Eliane Issa
Foto: Eliane Issa
Ficamos literalmente deslumbrados e, sabedores da fama da superior beleza do lado brasileiro, com uma enorme expectativa... Afinal, o que poderia ser ainda mais bonito???
Mais ansiosos ainda porque faríamos, no lado brasileiro, o Macuco Safari, que é o passeio no rio, quase embaixo das Cataratas, em botes como esses da foto acima, pois do lado de cá já dava para observá-los!

Veja o segundo capítulo desta viagem, com as fotos e histórias do lado brasileiro e do Macuco Safari!
É só clicar aqui: Cataratas do Iguaçu - A Viagem (Segundo Capítulo)
Obrigado por sua visita.

6 comentários:

  1. Adoramos as fotos!

    Abraços,

    Equipe Milevo
    @Milevocom
    http://www.milevo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, parabéns pelo blog. Estou indo para Foz no proximo mes e gostaria muito de atravessar a tal ponte. Vocês precisaram apresentar documentos de identidade ao cruzar a ponte rumo ao Paraguai? Desde já agradeço.
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo gentil comentário Ana! Respondendo sua pergunta, eu levaria, apesar de não ser necessário, a menos que você pretenda comprar produtos que devam ser declarados na aduana. E sempre há o risco da sua identidade não ser muito atual, e nós sabemos o quanto é trabalhoso renovar. Eu achei meio roubada fazer essa travessia, mas entendo que haja a curiosidade de fazê-la pelo menos uma vez. Mas não deixe de ler as dicas sobre isso que estão nesta matéria, logo acima da foto do Duty Free da Argentina, onde aliás, é o lugar que eu recomendo para comprar perfumes e bebidas.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Ola, parabens pelo post, gostaria de tirar uma duvida: quando se passa para o lado argentino das cataratas o passaporte é carimbado ou so olhado?

    ResponderExcluir
  6. Ola, parabens pelo post, gostaria de tirar uma duvida: quando se passa para o lado argentino das cataratas o passaporte é carimbado ou so olhado?

    ResponderExcluir

Quer comentar? Escreva aqui!