segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Itália - Registrando nossos passos!


Nosso Roteiro na Itália


As nossas noites nas cidades italianas estão sendo muito movimentadas. Por isso, logo percebi que, durante a viagem, não teria tempo para descrever nossas experiências em cada uma delas, do jeito que eu gosto de fazer, e deixando dicas para quem quiser vir depois. Resolvi então que farei isso somente quando voltar.
Por agora, vou  apenas registrar nossa passagem em cada uma das cidades que elegemos para fazer parte do nosso roteiro, e assim, vou dando notícias aos amigos e familliares.

Milão



Viemos direto para Milão e podemos dizer que tivemos uma grata surpresa! Milão não é apenas uma cidade que respira moda e tampouco se restringe ao bom gosto e elegância. Tem isto tudo SIM, e é bárbaro que tenha!!!! Mas também tem aqueles locais charmosos que sempre nos cativam quando viajamos. E tem atrações para todos os gostos. Paulinho, por exemplo, não poderia deixar de visitar o San Siro! (Estádio do Milan e do Inter de Milão) Aqui está ele, feliz da vida, apreciando o estádio e comprando o uniforme completo do Milan para seu netinho Davi. (nem preciso dizer que o Milan tem as mesmas cores do Flamengo)


O local onde fica o estádio é muito bonito. Vale a pena conhecer!



Voltando a falar dos cantinhos de Milão que nos cativaram, aqui estão algumas fotos para ilustrar o comentário. Na foto abaixo, o Navilgli. Aliás, uma grande dica em Milão é ir ao Navigli no fim da tarde e ficar por lá pelo resto da noite! Lá existem muitos bares e cafés que oferecem o famoso happy hour de Milão, onde você paga um valor fixo por um drink ou taça de vinho (aproximadamente 10 euros) e pode se servir de todos os quitutes, canapés, comidinhas, frios e queijos por toda a noite. No Navigli também encontramos muitos restaurantes, osterias e tratorias para curtir um jantar à beira do canal. Passar uma noite neste local é delicioso!!


Uma delícia!
Depois do jantar, continuamos a curtir o local saboreando os queijos da região...


Também adoramos conhecer o Brera. Além de ser o bairro onde fica a Pinacoteca que abriga uma das maiores e melhores coleções de arte do mundo, é também um local boêmio, repleto de cafés, bares, restaurantes, osterias e tratorias. Adoramos o astral do lugar!

 

Aqui nós saboreamos a famosa costeleta de vitela à milanesa!!!
Uma delícia!! Mas é tão bem servida  que se torna um desafio!!! Nós vencemos!

 

Verona



Quando eu iria imaginar que um dia comeria carne de cavalo???? Pois comi e adorei! É uma das especialidades culináriass de Verona. Eu experimentei em uma salada, onde eles servem a carne bem sequinha e desfiada. Parece carne seca, mas é mais saborosa!


Mas o burro também é muito apreciado aqui!
Essa pasta é feita com um delicioso molho de burro! Amei!


Aqui está o restaurante onde saboreamos esses pratos típicos daqui. Para mim, o melhor de Verona! Nossa mesa foi aquela bem ao fundo, encostada na mureta que dá para o canal. Muito romântico!




Deste canal temos vistas deslumbrantes da cidade!

Mas em Verona, todos vão à procura dos pontos turísticos relacionados à Julieta e Romeu.
Pode haver tema mais romântico???

 Verona também nos permite viajar pela História, com suas igrejas, museus, monumentos e ruínas.


O restaurante onde jantamos na nossa última noite em Verona também foi maravilhoso!
Um local muito pitoresco e a comida deliciosa!
Depois, quando eu fizer o post de Verona, darei as dicas dos restaurantes onde fomos!

 

Veneza


A partir daqui, nossa viagem passou a ser compartilhada com amigos muito queridos! Rosane e Ricardo já estavam voando para nos encontrar!


E especialmente em Veneza, Eunice e Burkhard estariam também conosco!


Eunice e Burkhard vieram da Alemanha para nos encontrar em Veneza!
Aqui nós jantamos com eles na primeira noite.

Depois do jantar fomo receber Rosane e Ricardo na Estação. No dia seguinte, nosso grupinho estaria completo em Veneza!

Amanhã eu tentarei continuar com mais fotos e contos sobre Veneza!


Por enquanto, já estamos curtindo Florença!!
Nas fotos abaixo estávamos comemorando o aniversário da Rosane!

-x-x-x-x-x-

Fiquei alguns dias sem dar notícias porque temos aproveitado muito todas as noites.
Volto a dizer que quando chegarmos no Rio farei uma matéria para cada uma das cidades visitadas, mas por enquanto, estou apenas dando uma pincelada para manter nossos familiares e amigos informados.
Agora já estamos chegando ao final de nossa viagem. Hoje foi nossa última noite em Orvieto. Amanhã estaremos indo para Roma.
Orvieto é uma cidade encantadora da região da Umbria, onde podemos curtir bons retaurantes, apreciar vitrines super bem transadas e desfrutar da tranquiidade deste povoado cheio de charm! E o Paulo não poderia deixar de degustar os excepcionais vinhos daqui!

Passamos por cidades lindas durante toda nossa viagem e estamos encantados com as especificidades de cada uma delas!

Aqui em Orvieto, por exemplo, a mais espetacular das atrações é uma visita guiada aos subterrâneos da cidade, que datam da época dos etruscos!

Depois eu publicarei algumas fotos daqui!

Mas cada uma dessas cidades deixou a sua marca!  

Como eu já falei sobre Milão e Verona, e conforme prometido, vou publicar agora algumas fotos tiradas em Veneza, a cidade que deu continuidade a nossa viagem. 

Veneza 

Veneza é uma das cidades mais reverenciadas por todos os viajantes e não poderia deixar de ser, porque é algo completamente diferente! Nem temos como compará-la com nada mais!

Aqui passamos a ter a companhia muito querida de nossos amigos Ricardo e Rosane, e aqui também fomos brindados com a presença de Eunice e Burkhard, que viram da Alemanha para se juntar ao nosso pequeno, mas muito animado grupo!!!

Uma das coisas mais interessantes que fizemos aqui foi apreciar Veneza a partir de um passeio de gôndola, pois afinal, nós somos turistas!!!! Todos nós adoramos!!!


 

Florença

Infelizmente Eunice e Burkhard não puderam prosseguir conosco. Assim como Paulo e eu, Rosane e Ricardo também sentiram saudades deles no resto de nossa viagem!

Berço do Renascimento italiano, Florença é uma das cidades mais belas do mundo. Muitos gênios, como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Dante Alighieri, Filippo Brunelleschi e Nicolau Maquiavel, contribuíram para sua grandeza.



Florença (Firenze, em italiano) é a capital da província homônima e da região italiana da Toscana.

Mas eu devo confessar que, mesmo extasiada com Florença, as cidades menores continuam marcando minha alma mais profundamente e arrebatando meu coração, e assim foi que Lucca, San Geminiano e Siena roubaram a cena, e transformaram a Toscana em uma experiência inesquecível!

Mas Florença não deixou de ter sua importância. Afinal, avistar aquele conjunto arquitetônico do Duomo e do Batistério pela primeira vez, sempre é uma emoção!
 


Lucca


Imperdível!!! Aqui foi nossa primeira base, depois de Florença, para desbravar a Toscana. Alugamos um carro em Florença e chegamos aqui motorizados. Daqui partimos para conhecer uma outra região única, que é Cinque Terre! Fica na Ligúria, mas é muito perto de Lucca. Jamais deixem de ir!!!!!!!
E também daqui fomos a Pisa e a San Geminiano, ambas na Toscana.

Uma coisa que chamou nossa atenção foi a beleza da urbanização feita ao redor do muro que cerca essa linda e charmosa cidade medieval. Esta intervenção não prejudicou o conjunto, ao contrário, se fez presente para dar um destaque todo especial no contorno, ressaltando a beleza do muro e convidando a todos a um passeio de onde, do alto, podemos aavistar vários de seus lindos prédios, praças, palácios e igrejas. Ricardinho ficou encantado! Eu e Paulo também.



No post sobre Lucca eu publicarei as fotos de Ricardo nessa área do muro! Lindo lugar!
Mas chegando bem no centro do conjunto harmonioso dessa cidade nos deparamos com sua praça em forma de anfiteatro. Muito lindo! Ricardo e Rosane também amaram!


Todo o conjunto medieval é muito bonito e interessante por aqui, mas o que mais nos cativou foi a simpatia das pessoas, a começar pela simpática Ingrid, recepcionista do nosso hotel, que aliás, é uma dica para quem pretender vir a Lucca. O nome é Albergo Celide. Muito bom, bem na frente da porta Elisa, um dos bons acessos para atravessar o muro. E ainda, dispõe de um maravilhoso e requintado restaurante, um dos melhores da cidade. E para quem quer desfrutar da vida noturna (acreditem se quiserem, mas em Lucca, a night é animada!!!), o bar Celide é um grande e badalado point!!!!

Mas o restaurante que mais nos marcou por aqui foi o Boca de Santo Antonio! Uma dica!!!





Cinnque Terre

De Lucca, partimos com o nosso possante para as Cinque Terre!!! Iríamos para La Spetzia, de onde pegaríamos um trem para Rio Maggiore, e a partir dali, um barco para ir conhecendo, a partir do mar, cada uma das cinco cidadezinhas. Depois iríamos parar em Monterosso e dali pegaríamos o trem para ir parando nas outras escolhidas. Mas acabamos nos distraindo e passando da entradda para La Spetzia e esse pequeno erro nos fez desembocar na estradinha que nos levaria direto para Monterosso, então, optamos por seguir por aí e fazer o itinerário na ordem inversa.
O mais importante é que acabamos curtindo tudo! Andamos pelas Cinque Terre de carro, trem e barco e recomendo a todos que façam sempre os passeios entre essas cinco lindas aldeias alternando o meio de transporte, ou seja, parem nas cidades usando o trem, mas não deixem de conhecer as cidades a partir do mar! É um lindo passeio!
A única coisa que não fizemos foi um renomado passeio a pé entre duas das cidades. Havíamos previtsto fazer a rota passando a pé pela Via del Amor, que liga Vernazza a Rio Magiore, mas infelizmente não pudemos porque estava interditada devido ao desmoronamento causado pelas chuvas que castigaram essa região recentemente. Mas vimos a Via del Amor a partir do restaurante onde almoçamos em Rio Maggiore. E é realmente um visual incrível!


Acima, nossa chegada no estacionamento de Monterosso. 


A foto acima é de Monterosso. A de baixo, de Vernazza.


Acima, a linda Vernazza!!! 



Na foto acima, Rosane e Ricardo em Rio Maggiore,
avistando a lindíssima cidadezinha de Vernazza, para mim, a mais linda das Cinque Terre! 


O desembarque de Rosane e Ricardo em Monterosso


A construção rosa da foto acima é a estação de trem de Monterosso,
de ondehavíamos partido de manhã para Vernazza.
Aqui, estávamos retornando do passeio de barco,
para finalizar nosso passeio na Ligúria e retornar a Lucca.

Próxima parada, Pisa!

Pisa




A torre pendente de Pisa é um campanário da catedral da cidade italiana de Pisa e está situada atrás da catedral. É a terceira mais antiga estrutura na praça da Catedral de Pisa (Campo dei Miracoli), depois da catedral e do baptistério. Embora destinada a ficar na vertical, a torre começou a inclinar-se para sudeste logo após o início da construção, em 1173, devido a uma fundação mal construída e a um solo de fundação mal compactado, que permitiu à fundação ficar com assentamentos diferenciais. A torre atualmente se inclina para o sudoeste. A altura do solo ao topo da torre é de 55,86 metros no lado mais baixo e de 56,70 metros na parte mais alta.

 

A nossa passagem por Pisa foi bem rápida, tempo apenas suficiente para estacionar (já que não é permitido circular de carro nas suas proximidades), caminhar pela cidade até a torre, apreciá-la e fotografá-la . Vista e documentada! É bem bonita a visão da torre e da Catedral, mas não justifica ficar em Pisa por muito mais tempo. A minha dica é que façam exatamente o que fizemos, ou seja, aproveitem para ver a torre e partam para almoçar e apreciar o melhor sorvete do mundo em San Geminiano.

 

San Gimignano

 



A comuna italiana de San Gimignano, ganhou notoriedade graças a sua localização na rota dos peregrinos que iam para Roma. Chegou a ter 72 torres, mas agora restam 14 apenas. San Geminiano é uma cidade pequena, na região da Toscana, pertencente à provincia de Siena. É um lugar que vale uma visita, sem sombra de dúvida. É patrimonio da Unesco!
Nós fomos para San Geminiano a partir de Lucca, porque quisemos ficar um bom tempo sediados em Lucca, para poder curtir aquela cidade sempre que chegássemos dos passeios e durante três noites. Mas para quem quer economizar estrada, vale ressaltar que essa linda comuna medieval fica mais próxima de Siena, ou mesmo de Firenze.
Este não foi o nosso caso, pois queríamos apreciar bastante as paisagens da região da Toscana e debravar os seus caminhos.



É considerada a Manhattan italiana, pois nenhuma outra cidade construiu e conservou tantas torres, que foram erguidas pelas famílias ricas durante tempos particularmente prósperos na Idade Média.
 
 
 
Um dos grandes destaques de San Geminiano é a quantidade de bons restaurantes. Nós encontramos um bem interessante, sem seguir nenhuma orientação ou dica e eu posso dizer que não nos arrependemos de ter escolhido, para almoçar, aquele lugarzinho discreto e simpático, localizado em uma das ladeiras da cidade. (Foto abaixo)
 

Outra atração da cidade é o sorvete que podemos saborear na praça central. É lá que podemos encontrar a casa onde se pode saborear o melhor sorvete do mundo. E isto não é apenas uma opinião. A sorveteria ganhou, por diversos anos, o prêmio de melhor sorvete do mundo. Não perca essa dica! Nós experimentamos! É verdade que ficamos meio atordoados, pois na esquina em frente havia outra sorveteria que se auto-denominava como a melhor do mundo! O sorvete de ambas é maravilhoso, pois nosso pequeno grupo de dividiu para experimentar os sorvetes de ambas. Mas ao chegar na praça central já identificamos que há algo acontecendo por lá: apesar de outras sorveterias muito maiores, a de portinha pequena é a que possui a grande fila e na parede pode-se ver fotos das diversas celebridades que já experimentaram esse delicioso sorvete de textura inegualável!

 


 Siena

 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui!