quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

São Pedro da Serra - Um pedacinho do Paraíso

Foto de Tarcizio Blaudt
Volto a postar sobre São Pedro da Serra para não fazer injustiça ao lugar, já que deixei de falar de vários de seus encantos nos posts anteriores, onde mencionei apenas a Toca da Onça e o Encontro dos Rios. Entretanto, a vila tem muito mais a oferecer. 
Passeios de jipe por paisagens emolduradas por montanhas / Foto: Regina Lobianco 
Assim, volto para descrever rapidamente e recomendar a visita a outros pontos turísticos de São Pedro. 
Para quem não tem muito tempo para uma permanência mais prolongada e tampouco irá voltar à Vila com frequência, a dica é fazer o passeio de jipe, de forma a conhecer várias localidades de uma só tacada!
Mas se tiver possibilidade, volte com calma ou vá mais vezes, pois em cada ida a São Pedro da Serra haverá sempre um passeio diferente a fazer, além da prática de esportes radicais, para quem gosta.

O Rio Macaé e suas corredeiras

Foto: Regina Lobianco

O Rio Macaé nasce na localidade de Verdum - Macaé de Cima, segue para o distrito de Lumiar, indo desaguar no Oceano Atlântico, em Macaé. Possui águas transparentes e frias e, durante seu trajeto, vem recebendo rios e córregos que formam quedas dágua e piscinas naturais. O rio corre todo encachoeirado, permitindo, além da boiagem, a prática de rafting e canoagem.

Cachoeira de Poço Feio

"A cachoeira de Poço Feio tem águas límpidas e mansas após suaves quedas d'água. Há uma pedra em acentuado declive, usada como escorrega. Tem 600m² de área e possui uma agradável praia com 40m de extensão e 8m de largura. O local é circundado por vegetação de médio e grande porte."
Poço Verde

"O Poço Verde possui águas transparentes e frias, de coloração esverdeada devido à densa vegetação que o circunda, formada por árvores centenárias carregadas de cipós e plantas parasitas. Enormes rochas complementam o local paradisíaco que nos parece um lugar bem longe da civilização."

São José

"Fica 1 km depois da localidade de Boa Esperança de Cima, por estrada de terra. É uma cachoeira agradável e acessível para adultos e crianças. Só há um problema: É necessário pedir licença, pois o acesso é feito através de propriedade particular."

Indiana Jones


"Fica 1,5 km depois de Boa Esperança de Cima, em direção ao Córrego Boa Vista. Passando-se por Canyon estreito é que se alcança a cachoeira. Quem vê as pedras suspensas e cipós entende o apelido dado ao lugar. Há corajosos que gostam de escorregar no inicio o canyon, mas é melhor tomar cuidado. Uma aventura imperdível para as crianças e adultos."

 Andorinhas

"A 2 Km do centro de Lumiar, com acesso a partir da estrada Lumiar- Friburgo. Queda de dez metros com lago e onde as andorinhas vão em revoada beber água no verão. lmperdível ! Propriedade particular. Antes de entrar, peça autorização na fazenda."

Poço Quadrado

"Fica após 1,5 km, a partir das Andorinhas. Vinte e cinco minutos de trilha a pé, difícil e perigosa - há precipícios em alguns pontos - e o terreno é escorregadio. A recompensa está na chegada, com uma fantástica escultura do rio Macaé que, naquele ponto, troca as curvas da natureza por um poço literalmente quadrado, que parece ter sido escavado há milênios nos paredões da rocha."

Devo dizer que, excetuando-se o Rio Macaé, com suas corredeiras e pedras que lhe conferem lindíssimas paisagens, todas as outras localidades acima descritas ainda não foram visitadas por mim e Paulo. As descrições foram extraídas da web, tirando uma conclusão daqui, outra de lá, de forma a consolidar as informações sobre a região. Tão logo retornemos à vila, acrescentarei nossas próprias fotos e impressões em novo post. Por enquanto, as atrações turísticas das quais posso falar, com conhecimento de causa, são aquelas que mencionei no início desta matéria: Toca da Onça e Encontro dos Rios.
Na Toca da Onça, mamãe fazendo uma pose, a meu pedido.
Papai se deliciando nas águas geladas e revigorantes do local.

Uma grande farra no restaurante franco-baiano Dê
(com um inesperado e adorável reencontro)

Como no aniversário da minha mãe havíamos jantado no restaurante Paiol, escolhemos, no dia seguinte, o restaurante Dê, pois esses dois são os meus preferidos de São Pedro.
Este último, tem um chefe baiano especializado em culinária francesa. Um luxo! Um restaurante "franco-baiano", com decoração simples, atendimento refinado e comida deliciosa com preço honesto. Combinação difícil de encontrar!



Todos sabíamos que nossos amigos Carlinhos e Sueli iriam nos encontrar no restaurante Dê, mas eu, particularmente, não imaginava que iria ter uma grata surpresa - o reencontro com a Eny, uma querida amiga que não via há muito tempo. Foi bárbaro!!! Deu até saudade dos velhos tempos da Cehab...

Como não poderia deixar de ser, toda a família da Eny é muito simpática e divertida, assim, foi uma grande farra no restaurante Dê!


Nossa pousada - Vila do Céu
(As fotos dispensam palavras!)



Como se formaram as Vilas de São Pedro da Serra, Lumiar e Boa Esperança - Um pouco de História

"Em 1818, o Rei de Portugal, Dom João VI, para uniformizar a colonização no Brasil, firmou um acordo com a Confederação Suíça de imigração de colonos suíços. A região escolhida foi a da Fazenda do Morro Queimado (atual cidade de Nova Friburgo), que pertencia à Cantagalo, na região serrana fluminense, devido ao seu clima mais ameno. Um dos principais objetivos era transformar a colônia agrícola em um centro abastecedor de alimentos para o Rio de Janeiro.
Contrariando a previsão inicial de cem famílias, com oito pessoas cada, vieram da suíça 1083 adultos e 120 crianças menores de três anos. A eles juntaram-se outras nacionalidades, totalizando aí 2003 colonos. Sete navios partiram para o Brasil em 1819 e, apesar do grande número de mortos na viagem pelo Oceano Atlântico, aportaram no mesmo ano, no Rio de Janeiro, 1682 pessoas, formando 261 famílias - 161 a mais do que o planejado.
Logo os colonos enfrentaram dificuldades: a má qualidade das terras escolhidas (solo pedregoso e acidentado), que dificultava o plantio; o número elevado de pessoas; a deficiência das acomodações; a anarquia administrativa; e a distância da capital. Aos poucos, os suíços foram abandonando o Morro Queimado, e outros, chegados por último, ao saberem dos problemas na colônia, ficaram no Rio de Janeiro. Nova Friburgo ficou quase deserta.
A 13 de janeiro de 1820 a Colônia do Morro Queimado foi elevada à categoria de vila, passando a se chamar Vila de Nova Friburgo. O nome, de origem suíça, significa "cidade livre" e foi uma homenagem à grande maioria dos colonos vindos do cantão suíço de Fribourg. Mas Friburgo continuou a sofrer um retrocesso, o que determinou a vinda de um grupo de imigrantes alemães que estava em Niterói: cerca de 336 germânicos vieram para Friburgo em 1824. E, ao longo do século XIX, o município recebeu indivíduos de nacionalidades diversas.
Alguns colonos suíços deslocaram-se em direção ao Vale do Macaé, formando os povoados de Lumiar, São Pedro da Serra, Boa Esperança, Benfica e adjacências. Já havia colonos portugueses na região antes da chegada dos suíços. Lumiar foi colonizada entre 1819 e 1822, através dos suíços que abandonaram a Colônia do Morro Queimado e que solicitaram, em 1821, ao Príncipe Regente, Dom Pedro I, novos lotes naquela região.
Lumiar era uma fazenda pertencente à família De Roure e sua sede era o chalé da praça central (Praça Carlos Maria Marchon), que existe até os dias atuais.

As outras duas fazendas próximas eram as de São Pedro, de propriedade da família Heringer, e Pedra Riscada, da família Marchon. Criado a 06 de abril de 1889, Lumiar é o mais antigo distrito de Friburgo. São Pedro da Serra, que já foi a sede do distrito, desmembrou-se de Lumiar em 1987, passando a ser o 7º Distrito. Lumiar é o 5º Distrito. Seu nome é uma homenagem a Michaella de Abreu, esposa de Felipe De Roure, dono daquela fazenda, nascida no vilarejo português de Lumiar, hoje pertencente à Lisboa. Seu significado é "lume, fogo, brilho".
Com uma produção de subsistência e cultivo do café, o modo de vida interiorano (cavalos como meio de transporte, fogão de lenha e lamparinas, economia assentada em recursos locais) perdurou até a ampliação e asfaltamento da RJ-142 ou Estrada Eugênio Guilherme Spitz (Mury-Lumiar), em 1982, e com a chegada da energia elétrica pouco tempo depois, que tiraram a região do isolamento. A música Lumiar, do cantor e compositor Beto Guedes, ajudou a lançar o 5º Distrito como região turística ainda na década de 1970.
Ao longo das últimas décadas do século XX, com a difusão da consciência ecológica, o 5º Distrito descobriu sua vocação para o turismo eco-rural, e ainda hoje busca o difícil equilíbrio entre o progresso e a preservação histórico-ambiental."

Por tudo que expusemos aqui e, ainda, nas matérias dos posts anteriores, é que os habitantes de São Pedro da Serra costumam usar para a vila o seguinte slogan: "Toda a Paz do Universo!"
E é por isso que pretendemos voltar muitas vezes! Até breve!
Para ver as matérias anteriores, clique nos links abaixo:

Obrigada pela visita!
Para ver qualquer outra matéria, escolha e clique no Índice,
que fica mais acima, do lado direito do blog.

Um comentário:

  1. Bom Dia! Gostaria de saber por qto fica 09\02\2013 a 12\02\2013 para 6 pessoas
    obrigado pela atenção hedilamar moraes 22 99891490
    hedilamarsm@hotmail.com

    ResponderExcluir

Quer comentar? Escreva aqui!