segunda-feira, 26 de maio de 2008

Liana em Teresópolis

Não resistimos à idéia de criar um espaço destinado às viagens no Brasil, ou seja, sem passaporte na mão. Esse novo espaço é o "De Olho no Brasil", que começa por Teresópolis, onde moram meus pais, Guilmar e Arminda. A inspiração foi a ida da Liana à cidade.
.
Mas não se pode falar de Terê sem antes mostrar seus lindos pontos turísticos.
A estrada para Teresópolis já é, por si só, um passeio que encanta a todos que estão a caminho da linda cidade da Serra do Estado do Rio de Janeiro. Sua proximidade à capital, a Cidade do Rio de Janeiro, além de sua beleza, faz com que Teresópolis seja uma das cidades serranas mais visitadas.
.

É muto fácil saber quando estamos chegando na cidade. Isto, porque bem perto do pórtico de entrada da cidade, econtramos um dos mais lindos cartões portais daquele município, o Soberbo. Por isso, seja em um dia ensolarado ou nublado, ou seja ainda, durante o entardecer, aquele mirante do Soberbo está sempre colorido por turistas que param seus carros especialmente para apreciar a paisagem e tirar fotos com o Dedo de Deus como paisagem de fundo.
.

Outra característica marcante da chegada em Teresópolis, durante a primavera, é que quanto mais nos aproximamos da cidade, maior a quantidade de hortências a emoldurar a estrada.
.
O Pórtico da Cidade fica quase em frente ao Centro de Informação Turística. Por ali já dá pra sentir o clima e o espírito da cidade.
.

Outro ponto turístico de Teresópolis que é mde tirar o fôlego, de tão encantador, é o Lago Comary. Ele fica situado na Granja Comary, um bairro que possui algumas das mais belas casas da cidade. Aqui é um dos locais onde a temperatura é das mais baixas.
.
Passear em volta do Lago Comary é uma experiência altamente relaxante e aprazível.
.
A Granja Comary também é conhecida internacionalmente por sediar a CBF. Principalmente quando a Seleção Brasileira está concentrada aqui, as atenções do jornalismo esportivo se voltam para aquele pacato condomínio, que se transforma em palco para cenas de idolatria das fãs dos jogadores brasileiros e sob os flashes dos fotógrafos de todo o mundo.
.
Essa Sede da CBF está inserida em local de paisagem belíssima, por isso, é uma visita altamente recomendável, mesmo para aqueles que não apreciam futebol. Aliás, é possível visitar o interior do prédio, desde que a Seleção não esteja concentrada e ainda, dependendo de agendamento. Vale a pena conhecer as instalações.
.
Outra atração turística de Terê é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. É muito visitado por aficcionados por ecoturismo ou por turismo de aventura. Por incrível que possa parecer, nós nunca fomos lá, mas sempre que passamos na entrada, prometemos um ao outro que na próxima ida a Teresópolis será um passeio obrigatório. Como vamos muito àquela cidade, já refizemos essa promessa inúmeras vezes...
.
Essa é uma vista a partir de lá, em um dia nublado, o que é comum. A imagem foi capturada da internet.
.
Essa outra imagem, igualmente capturada da internet, mostra a vista a partir da Serra dos Órgãos, mas desta vez, em um dia claro e ensolarado.
.
Do alto da Serra dos Órgãos, é assim que se vê Teresópolis durante a noite. Lindo, não é?
.
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
.
Aranda - Um Lindo Orquidário
.
Outro passeio imperdível de Teresópolis é ao Orquidário Aranda. Lá pode-se encontrar belas espécies de orquídeas.
.
Durante visita à Aranda, é possível comprar belas orquídeas. Mas não pense que por estar lá pagará preços mais baixos, pois isso não é verdade. O que vale mesmo é pelo passeio.
.
O passeio na Aranda não significa que será exclusivamente para apreciar orquídeas. O orquidário está localizado em um sítio amplo e belíssimo, onde se pode observar todo tipo de flores e plantas.
.
A Visita de Liana a Teresópolis,
onde residem meus pais
..
Liana foi visitar meus pais, que moram em Teresópolis e todos nós aproveitamos algumas das maravilhas de lá. Não podíamos deixar de ir ao comércio.
.
Balcão da vendinha que fica dentro do
Restaurante Linguiça do Padre, onde fomos almoçar.
.
Como a Liana já conhecia a cidade e, pelo fato de passar por lá somente um dia, resolvemos aproveitar o almoço para fazer um passeio. Assim, fomos almoçar no restaurante "A Linguiça do Padre", que fica quase na estrada a caminho de Friburgo. Este é um restaurante que recomendamos.
..
Fábrica de Cobertor Termocel
Aqui a Liana fez algumas comprinhas
.
Na volta do restaurante, aproveitamos para dar uma paradinha na fábica de cobertor da Termocel, que fica em Terê, apesar de pouca gente saber.
.
Depois, fomos até a feirinha do Alto e também ao shopping que fica na mesma praça.
.
Mamãe e a Lica dividindo uma garrafa de água de côco,
em frente ao Shopping do Alto

.
Aqui, nós três estávamos saindo do shopping, rumo à feirinha
.
Esta ida a Terê foi no dia 23 de maio de 2008. Antes de irmos a Teresópolis a Liana e a D. Norma estiveram aqui no Rio de Janeiro.
.
Liana "roubando" um pedacinho da sobremesa da D. Norma
.
Mas essa sobremesa era mesmo pra dividir! Deliciosa, mas enorme!!!

Obrigado pela visita!

Para ver outra matéria, clique em uma das opções no menu
que se encontra
quase no topo do blog, do lado direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui!