sábado, 13 de fevereiro de 2010

Rio de Janeiro - O Melhor Lugar pra estar no Carnaval

O Rio do Carnaval
Suvaco de Cristo - um dos mais populares blocos da zona sul, arrasta foliões, na maioria jovens, pelas ruas do Jardim Botânico ( O nome do bloco se deve ao seu roteiro inicial, em 1986, nas ladeiras do Bairro do Jardim Botânico, bem debaixo do braço direito do Cristo Redentor - o roteiro teve que ser alterado devido ao enorme crescimento do bloco ao longo dos anos)

A coisa mais conflitante desta época do ano é que fico toda orgulhosa do carnaval do Rio.
Conflito porque? Porque no resto ano, fico sempre chateada quando qualquer estrangeiro associa minha cidade ao carnaval.
Pois é, o Rio é múltiplo, é cultural, é maravilhoso, é belíssimo, é gastronômico, é histórico e é vanguardista, enfim, é uma cidade completíssima, por isso fica difícil engolir essa história de Rio do Carnaval.
Mas a verdade é que nesta época do ano, o Rio é tudo aquilo mesmo, mas acima de tudo, é o lugar onde se tem a maior e melhor festa popular do mundo, o "Carnaval do Rio"!
O Tradicional Cordão do Bola Preta - Fundado em 1918, atrai milhares de foliões desde então, sempre com muita irreverência
Houve uma época em que insistiam em dizer que o carnaval de rua do Rio de Janeiro havia acabado. Aliás, há bem pouco tempo. Sei lá porque diziam... Eu nunca consegui entender muito bem esse comentário, pois desde que me entendo por gente, vejo carnaval de rua, só que fica diferente a cada ano, assim como a relação dos cariocas com a cidade. Ou alguém imagina que, como num passe de mágica, esses blocos ficaram gigantescos de 2009 para 2010?!?! Não dá, né?

Quando eu era criança, o carnaval ficava muito concentrado no Centro da Cidade. Meus pais nos levavam pra lá, a mim e meu irmão. Íamos fantasiados, é claro, munidos de lança-perfume, serpentina e confete. Ah, a lança-perfume... Como eu ficava feliz no dia que meu pai trazia aquelas garrafas metálicas douradas pra casa! Era um delírio! Até porque significava que o carnaval já estava próximo. Acabávamos com algumas garrafas antes do carnaval, mas guardávamos sempre algumas pra lançar jatos gelados nas pessoas que encontraríamos no Centro, durante a passagem dos blocos. Será que ficávamos doidões e não sabíamos? 

Os mais famosos blocos que íamos ver eram "O Bafo da Onça" e o "Cacique de Ramos". O primeiro, vinha sempre com sua famosa marchinha que seria repetida várias vezes nos bailes infantis dos clubes. E o Cacique, porque será que era de Ramos se saía no Centro????

Também tinha o "Bola Preta", com sua marchinha igualmente popular nos bailes de carnaval.

Depois, a relação do carioca com a cidade passou a se voltar mais para a Zona Sul. Era ali que tudo sempre acontecia e, assim, não poderia ser diferente no carnaval. Então, passamos a assistir mais aos blocos que por ali passavam. Durante esse tempo, eu já segui o "Simpatia é Quase Amor", a "Banda da Barra", o "Dois pra lá dois pra cá", o "Areias"...

Mas nem por isso deixou de haver bloco no centro, só que muita gente deixou de assistí-los e a mídia, que antes lhes concedera grande espaço, passou a se concentrar nas Escolas de Samba. Prova do que aqui exponho é o contínuo crescimento do Cordão do Bola Preta, que sempre carregou uma multidão.

Neste dois últimos anos, quando os olhares se voltaram novamente para toda aquela zona central da cidade, incluindo-se Lapa e Santa Tereza, todos puderam verificar, durante o Reinado de Momo, que esses blocos continuaram animando as ruas centrais do Rio, assim como aqueles da Zona Norte, mas que também não ganhavam espaço na mídia.
Bola Peta - 2008
Bola Preta - 2009
Bola Preta - 2010
Bola Preta bate record em 2010, arrastando 1,5 milhão de foliões pelas ruas do Centro do Rio

Com os olhares de volta ao Centro da Cidade, é bem verdade que os blocos de lá cresceram vertiginosamente nos últimos anos, principalmente o Bola Preta e o Carmelitas. O primeiro, com foliões de todos os cantos da cidade, de todas as idades e de todas as classes sociais. Já o Carmelitas atrai muito mais gente jovem pelas ladeiras de Santa Tereza, afinal, tem que ter muito preparo físico pra acompanhar esse bloco!
O Carmelitas desfilou na sexta-feira e voltará a desfilar na terça-feira deste carnaval

O fato é que nquanto a mídia insistia em enfatizar o declínio do carnaval de rua do Rio, os blocos continuaram aumentando. E os da Zona Sul aumentaram tanto que muitos deixaram de ter o charme inicial.

Esse é o caso da Banda de Ipanema."A primeira concentração, em 1954, saiu do bar Jangadeiros - Vavá - o garçon, era o tesoureiro da banda. Jangadeiros não era só um bar. Era um estado de espírito, uma filosofia de vida. Foi palco do cinema novo, da bossa nova e da banda. Os primeiros porta-bandeiras da banda foram Maria Vasco, Chico Buarque e Leila Diniz, entre muitos outros. As gêmeas Laura e Delia Carvalho, senhoras de oitenta anos e conhecidas no bairro, chegaram a ser madrinhas da banda, que sempre soube usar a irreverência e o maravilhoso deboche e ironia fina carioca para fazer críticas políticas." (extraído da Wikipédia)
(Foto Bruno Domingos - Reuters)
(Foto - Hélio Motta)
A Banda de Ipanema continua irreverente, com fantasias super criativas e muita animação, encantando turistas e cariocas vindos de todas as partes do Rio, mas os jovens moradores da zona sul vão em busca de blocos menos turísticos, onde encontram os seus pares, programam a night e, quem sabe, encontram algum ficante ou amor de carnaval. Todos esses blocos começam a desfilar bem antes do carnaval começar oficialmente. Durante os fins de semana de janeiro, eles já estão bombando e há até quem diga que são mais animados e concorridos nos dias que antecedem o carnaval.

Além da Banda de Ipanema, foram tantas as bandas desse tipo que saíram hoje, sábado deste carnaval de 2010, que ficou impraticável andar de carro pelas ruas da zona sul do Rio. No Leblon, a garotada aderiu ao "Empurra que Pega" e ao "Empolga às 9", que sai às 9 da noite na Delfim Moreira, bem na praia.

É por tudo isso e por muito mais ainda que o melhor lugar do mundo pra estar no carnaval é no Rio de Janeiro. Aqui tem carnaval pra todos os gostos. Tem carnaval de rua, sem ter que comprar "uniforme", ao contrário, a fantasia é a marca registrada do Rio e, quanto mais inusitada e criativa, melhor!

E tem também os grandes espetáculos das Escolas de Samba cariocas. Bem, mas isso eu vou ter que deixar pra comentar amanhã, porque infelizmente neste ano não estarei na Avenida, nem pra ver o Desfile do Grupo de Acesso, que é hoje e não será televisionado, nem pela Rede Globo, que insiste em transmitir para os cariocas o desfile das "escolas" de São Paulo... Lamentável! Mesmo adorando carnaval, já que estarei em casa na madrugada, terei que optar pelas Olimpíadas de Inverno transmitidas pela Record.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui!