quinta-feira, 5 de junho de 2008

Uma Viagem ao Maracanã - O Estádio mais Charmoso do Mundo

O Estádio do Maracanã é uma das mais procuradas atrações turísticas do Estado do Rio de Janeiro.
A origem do nome Maracanã vem do tupi-guarani que significa “semelhante a um chocalho”. Antes da construção do estádio, existia no local grande quantidade de aves vindas do norte do país chamadas Maracanã-guaçu, que emitiam sons semelhantes ao de um chocalho.
O campo tem medidas oficiais de 110m x 75m numa área de 186.638m², onde foram realizadas grandes competições de futebol, como a Copa do Mundo, em 1950, e o primeiro Campeonato Mundial Interclubes da FIFA, em 2000 e espetáculos musicais, com artistas consagrados mundialmente, como Frank Sinatra, Kiss, Tina Turner, Madonna, Rolling Stones, Paul McCartney, Ivete Sangalo, entre outros.
Os grandes jogadores da história do futebol brasileiro iniciaram e consagraram suas carreiras no estádio. A primeira vez que Pelé jogou pela seleção brasileira foi no Maracanã, em 1957. Em 1961, fez o primeiro “gol de placa” e, em 19 de novembro de 1969, marcou ali seu milésimo gol.
Sete anos depois da inauguração do estádio, ocorreu uma das maiores exibições de Garrincha, um dos maiores craques de futebol de todos os tempos.
O maior artilheiro da história do Maracanã é Zico, com 333 gols em 435 partidas.

Em 16 de junho de 1950, foi inaugurado o estádio municipal do Maracanã, no Rio de Janeiro, para que o Brasil pudesse sediar a Copa do Mundo, já que a Europa encontrava-se abalada pela Segunda Guerra Mundial. Com grande incentivo do jornalista Mário Filho, que depois foi homenageado dando seu nome ao estádio, a obra finalmente pôde ser concretizada, contrariando a opinião pública e políticos, que defendiam a aplicação do dinheiro na construção de hospitais e escolas.
A Copa do Mundo de 1950 foi iniciada no dia 24 de junho, com goleada da seleção brasileira contra o México, por 4 x 0. Mas o vencedor desta Copa foi o Uruguai, superando o Brasil na final por 2 x 1.
No aniversário de 50 anos do Maracanã, em 2000, foi inaugurada a Calçada da Fama, onde os maiores craques que escreveram a história do estádio deixaram a marca dos pés.

Para a realização do Pan no Rio de Janeiro, de 13 a 29 de julho de 2007, foi iniciada uma grandiosa reforma no estádio, no valor total de R$ 196 milhões. O estádio sediou as cerimônias de abertura e encerramento do evento, e semifinais e finais das partidas de futebol feminino e masculino. Também foi lá que a Pira Pan-americana ficou acesa.

Os antigos placares foram substituídos por outros três digitais, de 16m x 1,20m. Além deles, dois telões de 10m x 6m foram instalados atrás das balizas. Entre as principais modificações, estão o rebaixamento do campo em 1,60m, e a criação da platéia inferior, no 2º andar, extinguindo a antiga “geral”. Nas arquibancadas, houve a colocação de assentos, e a capacidade do estádio, que já chegou a 183.341 pessoas no jogo Brasil 1 x 0 Paraguai, em 1969, passou a ser de 87.101 mil lugares, proporcionando maior conforto aos torcedores. A cabine de imprensa, vestiários, banheiros e bares também foram modernizados.

Visitação ao Maracanã
PASSEIO PELO TEMPLO DO FUTEBOL MUNDIAL

Localizado na zona norte da cidade, chegar ao Maracanã é muito fácil. O visitante poderá escolher ir de metrô, trem ou ônibus: todos param em frente ao Estádio.
Ir ao Maracanã, símbolo maior do futebol mundial, é um passeio inesquecível. A arquitetura privilegiada dá ao estádio um charme todo especial. Durante o passeio, toda a história do Maracanã é contada através dos anos, de 1950 até hoje, detalhando os fatos acontecidos no período.
A visitação está aberta diariamente, de domingo a domingo, das 9h às 17h, inclusive feriados. Durante o horário de verão, excepcionalmente, o horário será até às 18h. Nos dias de jogos, no entanto, é encerrada cinco horas antes do início da partida. A entrada é feita pelo portão 15 e, quando se trata de ônibus de excursão, pelo portão 16. O estacionamento é gratuito.
Por mês, visitam o Maracanã uma média de 10.666 pessoas. Este número aumenta consideravelmente durante a alta temporada, que vai de novembro até o final fevereiro, e no mês de julho também. O total de visitantes em 2008 foi de 128.000.
O passeio pelo Estádio começa já na entrada, pela calçada da fama. Lá estão eternizados 91 pares dos pés dos maiores craques do futebol mundial entre eles: o Rei Pelé, Zico, Garrincha, Rivelino, Didi, Eusébio, Beckenbauer, Romerito, Figueroa, Ronaldo Fenômeno, Roberto Dinamite, Jairzinho, Carlos Alberto Torres, Gerson e agora a melhor jogadora do mundo de futebol feminino em 2006, eleita pela Fifa, e campeã dos XV Jogos Pan-Americanos, Marta - a única mulher a fazer parte da calçada da fama.

O turista segue sua visita guiada pegando o elevador que o transportará até o 6º andar. Lá ele terá uma visão panorâmica do Maracanã: todas as arquibancadas, cadeiras, tribunas e gramado. O passeio continua até a tribuna de honra, onde é visitada também a parte interna. As cadeiras ocupadas pelo Papa João II e pela Rainha Elizabeth, quando lá estiveram, estão expostas.
O passeio - que ainda está só começando - promete grandes emoções. No térreo, o turista entrará numa espécie de túnel do tempo com murais e sons que imitam o barulho da torcida. Ele tem acesso aos vestiários utilizados pelos jogadores, bem como à sala de aquecimento, com gramado sintético e baliza. É neste espaço que os jogadores antes de entrarem em campo se aquecem. Vale ressaltar que a sala é climatizada exatamente conforme a temperatura que os jogadores encontrarão no campo. Nesta sala, o turista poderá testar as suas habilidades como craque de futebol: uma pessoa, caracterizada como juiz, comandará a batida de um pênalti. É um show!
E a grande sensação fica quando os visitantes entram no campo. A imensidão do Maracanã comove a todos. Na beira do gramado ou campo sagrado, como é conhecido, o turista contempla não só a beleza da arquitetura, mas também as habilidades de Márcio Pereira da Silva, um carioca de 41 anos que já se tornou lenda no Maracanã. Vestido com o uniforme da seleção brasileira, ele faz malabarismos com bolas de diversos tipos e tamanhos.
Vale a pena conferir. O Centro de Visitação dispõe de 17 universitários bilíngües que ficam estrategicamente posicionados para atender os visitantes e um coordenador.A Suderj disponibiliza o telefone (21) 2334-1705, das 9h30min às 17h, de domingo a domingo, o fax (21) 2334-1685 (aos cuidados da Vice-Presidência de Planejamento e Controle) e o e-mail visitamaracana@suderj.rj.gov.br, para agendamento de visitas de colégios. A entrada inteira custa R$ 20,00. Pessoas da terceira idade e portadores de necessidades especiais e seu acompanhante com carteira de identificação não pagam. Estudantes pagam meia entrada e torcedores do Rio de Janeiro também, desde que apresentem um comprovante de residência. Excepcionalmente, durante o horário de verão, a visitação se estenderá até às 18h.

Uma Viagem dentro da Viagem:
FLU x BOCA - Que Viagem!!!
É realmente uma grande viagem ver o Maracanã tão bonito! A torcida do Fluminense compareceu em peso e fez um belíssimo espetáculo! Os torcedores do Boca não eram poucos, mas quase não se faziam ouvir (mesmo sendo muito chatos e marrentos) diante da imensa massa tricolor.

Ver o Paulinho torcendo pelo Fluminense no Maracanã, não tem preço!!!!
Brincadeiras de lado, o maridão deu sorte e demonstrou um grande companheirismo. Ao lado dêle, nosso amigo, o grande tricolor Fernando William, todo feliz com a performance do seu time.

O Maraca lotado, assistindo a incontestável vitória do Fluminense em cima do favorito Boca Juniors foi mesmo uma viagem...

Eu e Maria Clara sofremos muito no primeiro tempo, mas depois, com a virada de 3 X 1, achamos que o primeiro gol do Boca até foi bom, pois assim, a vitória ficou mais emocionante ainda!

As fotos não possuem qualidade porque foram tiradas de celular. Nesta acima, quase não dá pra notar o lindo efeito que a torcida fez na arquibancada, onde se podia notar através de tochas estrategicamente posicionadas no meio da platéia, acesas nas cores do tricolor, a significativa inscrição: F L U Z Ã O
Lindo demais!!!
Agora é torcer pro Fluminense continuar do jeitinho que está, que a viagem vai ser outra: Pra Yokohama!
Saudações Tricolores a Todos!!!!

Obrigado pela visita!

Para ver outra matéria, clique em uma das opções no menu
que se encontra quase no topo do blog, do lado direito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui!