Centro Histórico.
Mercado Municipal.Esquecemos apenas um detalhe importante!!! Estávasmos de carro!!!!!
Segue então, uma dica para quem quer conhecer bem a cidade de Freiburg com todos os seus encantos:
Não vá para lá de carro!!!! Porque? É praticamente impossível estacionar seu carro naquela cidade!!! Para conhecer seu centro histórico, o melhor, aliás, o único jeito é caminhando, mas se você não tiver ido de trem, terá que deixar seu carro logo assim que chegar na cidade e caminhar até achar bicicletas para alugar, pois a cidade está toda equipada para as tais bicicletas!!!! Do contrário, ficará rodando, tentando encontrar um estacionamento para o seu carro, e quando se der por conta, já terá conhecido metade da cidade, mas de dentro de seu carro...
.
Pequim e Freiburg têm em comum que o número de bicicletas é o dobro do de automóveis registrados. Em Freiburg, é uma questão ecológica, tanto que a cidade considera-se "capital alemã do meio ambiente".
.
Os estacionamentos para carros são raros no centro da cidade, os para bicicletas são quase incontáveis, especialmente à volta dos prédios da universidade.Uma extensa rede de ciclovias atravessa toda a cidade.
.
Calçada de Friburg restaurada em mosaico.
Contudo, o pitoresco bairro histórico da cidade, o coração de Freiburg, também é tabu para os ciclistas. Cuidadosamente restauradas após os bombardeios que as destruíram em 1944, as ruelas estreitas e cheias de ângulos deste que foi um dos primeiros calçadões da Alemanha convidam para um passeio a pé.
.

Mas cuidado, as ruelas de Freiburg ocultam uma série de armadilhas traiçoeiras: os Bächle (riachinhos)..
Esses estreitas canaletas d’água ao longo do meio-fio cortam todo o centro, um passo em falso e os sapatos estão encharcados. As conseqüências são das mais graves: quem pisa num Bächle casará com alguém nascido na cidade. Pelo menos é o que afirma um provérbio local.
.
Bem, nós não corremos o risco de cair nas canaletas, pois sequer conseguimos estacionar nosso carro. Nem no enorme estacionamento subterrâneo existente, próximo à estação de trem, pois além de tudo, era feriado na Alemanha e todos parecem ter ido passear em Freiburg. Assim, o que conhecemos da cidade, foi de dentro de nosso carro.
.
Centro Histórico.
Prefeitura.
Catedral.Freiburg Futurista - A Capital alemã do Sol
.
Uma das várias atrações da cidade de 200 mil habitantes na região de Breisgau, não está ligada ao seu passado. É interessante, mas apesar de seu imenso patrimônio histórico, Freiburg é considerada uma das cidades mais futuristas!
.
Por ser a cidade mais ensolarada do país, com uma média de 1800 horas de sol ao ano − e graças a isso também a de temperaturas médias mais altas − Freiburg dispõe de um enorme parque de captação e aproveitamento de luz solar. Este potencial garantiu que até o estádio do clube de futebol, o Freiburg SC, seja iluminado com a energia do sol. Esta importância espelha-se em duas grandes feiras que acontecem regularmente, a de energia solar e a de biotecnologia.
.

Não por coincidência, existe na cidade um bairro “modelo de sustentabilidade”, o maior da Europa. Chama-se Vauban e está localizado a 4 km do centro. São 5.000 habitantes numa área anteriormente ocupada por uma base militar francesa.
.
.jpg)
Mas com toda aquela dificuldade para estacionar e ao lembrarmos daquela tranquilidade da cidadezinha de Emmendingen, bem típica da Floresta Negra, e ainda, pensando no aconchego do nosso hotel e do bairro em torno dele, resolvemos retornar ainda para o almoço.
.
Para continuar a acompanhar a nossa viagem,
é só clicar no link abaixo, para ver a
matéria sobre o nosso destino seguinte:
.
..
Obrigado pela visita!
.
Para ver outra matéria, clique em uma das opções no menu
que se encontra quase no topo do blog, na coluna do lado direito.
Ja, das ist recht! Freiburg im Breisgau ist meine Lieblingstadt in Deutschland.
ResponderExcluir