
Freiburg im Breisgau é uma cidade independente (Kreisfreie Städte) ou distrito urbano (Stadtkreis), ou seja, possui estatuto de distrito (kreis).
.
A cidade é atravessada pelo rio Dreisam, aos pés do Schlossberg. É cercada pelas montanhas Rosskopf e Bromberg a leste, e ao sul e oeste pelas montanhas Schönberg, Tuniberg e o Kaiserstuhl.
Eu, Paulinho, Eunice e Burkhard saímos de Heidelberg rumo a Freiburg, entretanto, paramos antes em Emmendingen, onde Burkhard havia reservado um hotel indicado por seu amigo, que mora na região, o que foi uma ótima dica, pois a cidadezinha fica muito próxima a Freiburg e é muito típica da Floresta Negra. E o hotel, excelente! Uma graça!
.
Chegamos correndo para deixar a bagagem e em seguida, ir conhecer Freiburg. Ao entrarmos em nosso quarto, nem dava vontade de sair...
.
Nosso carro já estava estacionado, mas tínhamos que criar coragem. Afinal, nossos amigos tinham vindo de tão longe para nos encontrar, que não poderíamos ficar de "preguicite". Era imperioso botar o pé na estrada de novo. Aliás, quem iria dirigir nosso carro era o Burkhard, já que estávamos em território alemão e que ele gosta de dirigir.
.
Assim, nossos cavalheiros estavam prontos para nos levar a Freiburg, mesmo que todos estivessem com a maior vontade de ficar em Emmendingen.
.
Nosso hotel em Emmendingen.
Caía uma chuvinha rala, que deixava o tempo mais frio ainda....
Nosso hotel, tão lindo e acolhedor....
.
Centro Histórico.
Mercado Municipal.
.
.
Mas cuidado, as ruelas de Freiburg ocultam uma série de armadilhas traiçoeiras: os Bächle (riachinhos)..Esses estreitas canaletas d’água ao longo do meio-fio cortam todo o centro, um passo em falso e os sapatos estão encharcados. As conseqüências são das mais graves: quem pisa num Bächle casará com alguém nascido na cidade. Pelo menos é o que afirma um provérbio local.
.
Centro Histórico.
Prefeitura.
Catedral.
Freiburg Futurista - A Capital alemã do Sol
Uma das várias atrações da cidade de 200 mil habitantes na região de Breisgau, não está ligada ao seu passado. É interessante, mas apesar de seu imenso patrimônio histórico, Freiburg é considerada uma das cidades mais futuristas!
.
Não por coincidência, existe na cidade um bairro “modelo de sustentabilidade”, o maior da Europa. Chama-se Vauban e está localizado a 4 km do centro. São 5.000 habitantes numa área anteriormente ocupada por uma base militar francesa..
Mas com toda aquela dificuldade para estacionar e ao lembrarmos daquela tranquilidade da cidadezinha de Emmendingen, bem típica da Floresta Negra, e ainda, pensando no aconchego do nosso hotel e do bairro em torno dele, resolvemos retornar ainda para o almoço. .
.jpg)

Ja, das ist recht! Freiburg im Breisgau ist meine Lieblingstadt in Deutschland.
ResponderExcluir