domingo, 15 de março de 2009

Füssen e Neuschwanstein - Como num Conto de Fadas

Folclore, magia e pitacos de audácia fazem de Füssen mais que uma cidade da Baviera alemã. Tornou-se mundialmente conhecida por abrigar o Castelo de Neuschwanstein, do Rei Ludwig II, uma das 20 Maravilhas do Mundo Moderno.
.
A pequena cidade montanhosa - a leste dos montes Allgäu e que beira o rio Lech - tem pouco mais de 426 mil habitantes. Vivem como uma mini-metrópole e com forte poder econômico vindo do turismo da localidade. Com típicas casinhas campestres, a cidade ganha um toque extra de beleza também pela presença do lago Schwangau, azul turquesa como poucos no mundo.

Nós não ficamos hospedados em Füssen, apenas paramos na linda cidadezinha para conhecê-la, o que não leva muito tempo. Logo nos chamou a atenção as pinturas nas casas, mas sabíamos que essa característica continuaria nos encantando nas cidades vizinhas da Bavária, como Oberamergau e Garmisch-Partenkirchen.

Ficamos pouco tempo na cidade de Füssen, apenas o necessário para conhecê-la. Logo estaríamos com o pé na estrada para conhecer o famoso castelo do rei louco. Pois é, parece mesmo um conto de fadas, pois num país repleto de florestas como a Floresta Negra fica também, bem pertinho de Füssen, o castelo de Neuschwanstein, que foi construído na segunda metade do século XIX pelo rei Ludwig II, o qual se inspirou numa ópera de Wagner, seu compositor predileto, para batizar o seu castelo com o nome Neuschwanstein que significa: “Cisne de pedra”.
.
Segundo Gabriela Belém, em colaboração para o UOL, se existe um cenário de conto de fadas no mundo real, este lugar é o castelo de Neuschwanstein, na baviera alemã. Localizada numa magnífica paisagem montanhosa, a construção do século dezenove desperta aquela sensação de catarse quando se vê uma obra de arte: imponente e encravada em altas rochas, além de revestida de calcário cinza e imersa entre pinheiros, tem ao seu redor um lago azul turquesa (Schwangau) e a vila de Hohenschwangau, com suas típicas casinhas campestres.
.
"Erguida precisamente entre 1869 e 1886 para o excêntrico rei Ludovico Segundo, a residência inspirou Walt Disney a criar o castelo da Cinderela. A sensação de sentir-se no limite da realidade e da fantasia permeia toda a visita - há um certo surrealismo nos diversos ambientes do castelo. No exterior, percebe-se a forte influência românica e medieval na arquitetura. Mas fica no interior do castelo, o mix de estilos capazes de deixar qualquer turista atordoado. São coloridas pinturas bizantinas; lustres de ouro em forma de coroa real; painéis entalhados góticos; mobília ricamente decorada; mosaicos de bichos silvestres - um tanto modernos para a época - e muita arte renascentista. Sem mencionar a existência de uma gruta azul no meio do castelo, próximo ao jardim de inverno. O panorama da paisagem natural, de dentro das janelas, também esbanja vistas de tirar o fôlego dos visitantes mais desavisados."


Neuschwanstein é considerado o mais belo Castelo de todos os tempos. Atualmente, está sendo classificado como a oitava maravilha do mundo. Sua imponente arquitetura emoldurada por uma paisagem belíssima, torna-o um dos monumentos mais fotografados do mundo. Mas não podemos deixar de comentar que beira à cafonice. Aliás, é a própria! Uma miscelânia de estilos e um exagero de informações que demonstram o quanto excêntrico era seu mentor. Mesmo assim, belíssimo!!!!

O rei fez uma exigência: queria que o castelo ficasse no alto de uma montanha, ao lado da cachoeira de Pöllat, de onde dá para ver os Alpes e o Lago Starnberg.

Enquanto eu fotografo, Paulinho sai do estacionamento com o nosso carro europeu!!
Castelo visto, pé na estrada!

E que estrada! As paisagens da Bavária são belíssimas!

Locais visitados em 7 de outubro de 2008.
.


Se quiser seguir a nossa viagem, clique aqui.
.Obrigado pela visita!.Para ver qualquer outra matéria, clique em uma das opções no menu
que se encontra quase no topo do blog, na coluna do lado direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui!