sábado, 21 de março de 2009

Oberammergau e suas pinturas "Tromp d'oeil"

Oberammergau é um municipio fantástico no sopé dos Alpes, situado no distrito de Garmisch-Partenkirchen, Estado Federado da Alemanha, no sul da Baviera, a cem quilômetros da capital Munique.
.
Encontra-se localizado no vale do rio Ammer.
.
É um local famoso por suas pinturas "Tromp d'oeil" que decoram praticamente todas as pitorescas casas dessa pequena vila.
.
..
Mas nessa cidade romântica da Baviera, a arte não se limita à arquitetura típica, com suas pinturas nas paredes. Lá, a tradicional escultura em madeira é celebrada por todos os cantinhos. Cerca de 120 escultores trabalham em Oberammergau hoje em dia, vendendo esculturas que variam desde figuras santas até utensílios domésticos.
..

É uma cidade bastante religiosa, o que se observa na fachada das construções, mas também uma uma cidade muito alegre, com um estilo de vida bem típico da baviera. Seus bares estão sempre cheios, seus moradores são muito alegres e os visitantes são contagiados por esse estilo de vida.
. .

Um outro aspecto a se ressaltar é a limpeza da cidade e, apesar de ser uma vila bem pequena, a sua infraestrutura. Alguém pode acreditar que a foto acima seja de um banheiro público? Pois é. E não pertence a nenhum equipamento urbano, não! O banheiro é o próprio equipamento, em pleno centro da cidade. Não é o máximo???..

Outro aspecto que torna este local tão especial é a Festa da representação da Paixão de Cristo, a mais famosa do mundo. Esta representação ocupa 2200 homens, mulheres e crianças de Oberammergau, quase a metade da população, que é de aproximadamente cinco mil habitantes. Decorrente de uma promessa feita há quatro séculos pelos antigos habitantes, a peça, que é encenada desde 1634, acabou transformando a cidade em um importante produto turístico de exportação. Hoje, atrai centenas de milhares de visitantes de todo o mundo, mas só acontece a cada dez anos – a próxima vez será em 2010.
A promessa foi feita pelos moradores durante a Guerra dos Trinta Anos (1618 a 1648). No meio do conflito, em 1632, a peste negra quase extinguiu a então aldeia. Abalados pelo desespero de ver parentes e amigos morrerem, os habitantes juraram que, se sobrevivessem à peste, encenariam, eles mesmos, um espetáculo sobre o sofrimento, morte e ressurreição de Cristo, a cada dez anos. Coincidência ou não, o fato é que mais ninguém morreu da doença, por isso, até hoje se cumpre a promessa a cada dez anos. Em 1680, por razão desconhecida, houve mudança na data, passando a ser apresentada nos anos com terminação zero.
. E o transporte da cidade! Não é uma graça?
. Além de ser um transporte pitoresco, é também eficiente. É bem verdade que a cidade é pequenina...
. Adoramos essa cidade! Mas não pudemos nos demorar muito, pois ainda tínhamos que conhecer os arredores da cidade, antes de chegarmos ao nosso destino do dia.

Mesmo assim, deu pra conhecer a cidade todinha!
. Ainda bem! Oberammergau é realmente imperdível!

Pé na estrada! Porque nos arredores, há muito o que se ver!
.
Oberammergau também está localizada nas proximidades de muitos locais de peregrinação, incluindo Kloster Ettal, uma Abadia Beneditina com magnífica arquitetura barroca.
.
O monastério que lhe deu origem foi fundado pelo imperador Luis de Baviera, que doou para a igreja una Madona de mármore branco que havia trazido de Itália. Foram muitos os peregrinos que durante o século XVII corriam para visitar a madona, que até hoje conta com numerosos devotos, que vem visitá-la dos lugares mais remotos. Por causa dessa imagem da Virgem, a abadia de Ettal é considerada um verdadeiro centro de peregrinação.
Hoje a abadia constitui uma fonte de trabalho para muitas pessoas daquela região; abriga 55 monjes, assim como 140 estudantes internos.
O seu interior também é belíssimo!
.




Mas ainda tínhamos muita estrada naquele dia! Nosso destino era a cidade que dá o nome à região, Garmisch-Partenkirchen.

Locais visitados em 7 de outubro de 2008.

.Se quiser seguir a nossa viagem, clique em:

http://compassaportenamao.blogspot.com/2009/03/garmisch-partenkirchen-uma-cidade-de.html
.
Obrigado pela visita!

Para ver qualquer outra matéria, clique em uma das opções no menu
que se encontra quase no topo do blog, na coluna do lado direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui!