segunda-feira, 16 de junho de 2008

Conhecendo Domingos Martins

"Um cantinho alemão no Espírito Santo"
Viagem realizada por Moacir Spinelli Vaz e Silvinha
.
Dando continuidade à nova coluna deste blog, “De Olho no Brasil”, vamos conhecer um pouco dessa charmosa cidade do Espírito Santo, através da viagem realizada por Moacir Spnelli Vaz e sua esposa Silvia.
.
Antes, falemos um pouco a respeito do responsável por esta matéria, que gentilmente atendeu ao nosso pedido, encaminhando algumas fotos e relatos de sua viagem a Domingos Martins.
.
Seu nome é Moacir Spinelli Vaz, é carioca da gema, daqueles que amam a sua cidade. Saiu do Rio para ir morar em Montanha, quando se aposentou, e também para ficar mais próximo à família de sua esposa, Silvia. Atualmente está bem adaptado, integrando, inclusive, o Coral da Cidade. Ah, já ia esquecendo de dizer o mais importante: Moacir Spinelli Vaz é tio desta que vos fala (ou melhor, escreve), autora deste blog.
.
Como já dissemos, meu tio Moacir e sua esposa moram em Montanha, então, sua viagem a Domingos Martins se iniciou a partir dessa cidade, motivo pelo qual não podemos deixar de comentar a seu respeito.
.
Montanha - Espírito Santo
.
O Município de Montanha está localizado na Microrregião Extremo Norte do Espírito Santo, ocupando uma área de 1.103,7 quilômetros quadrados, distando 334 Km da capital (Vitória) e apresentando uma altitude de 180 metros.


As primeiras casas de Montanha foram construídas às margens do Rio Montanha, por volta de 1949, no bairro Fundão. O primeiro nome que recebeu foi Comercinho da Palha, pois suas casas rústicas eram cobertas de palha. Entre os pioneiros estavam alguns madeireiros procedentes principalmente da Bahia.
.
Montanha nasceu devido ao ciclo econômico da extração de madeira e do intenso fluxo de desbravadores e aventureiros que derrubavam as matas em busca de terras para a agricultura. Em torno de 1953, Mucurici desmembrou-se de Conceição da Barra e Montanha passou a ser distrito do novo município.
.
As casas do atual centro da cidade começaram a ser construídas em 1952. O município de Montanha foi emancipado em 63 e a pecuária é sua base econômica. Infelizmente não encontramos fotos do centro de Montanha em toda web.
Céu Dourado de Montanha
.
.
Como chegar a Domingos Martins
  • Via Aérea: o Aeroporto de Vitória – capital do estado, é distante apenas 42km – recebe vôos diários da maioria das capitais do país.
  • Via Rodoviária: Domingos Martins fica a apenas 42 km de Vitória, seguindo pela BR-262 no sentido Vitória - Belo Horizonte. A outra via de acesso à cidade é a BR-101.
.
Como Domingos Martins está situado apenas a 42 km da capital do estado, meu tio e sua esposa, antes de irem a Domingos Martins, deram uma passada por lá.
.
.Vitória
.
Vitória é a capital do estado do Espírito Santo. Está localizada na Região Sudeste, a mais desenvolvida do País. Vitória possui o 3° melhor IDH e o maior PIB per capita.
Possui dois grandes portos, o porto de vitória e o Porto de Tubarão, esses portos fazem parte do maior complexo portuário do Brasil, que inclui vários portos do estado, esses portos são considerados os melhores (em qualidade) do Brasil.A cidade é uma das de menor território do Brasil, com área de apenas 93,381 km², porém com uma população de 314.042 habitantes e além de tudo 40% da área da cidade é montanhosa, ou seja não é possivel se construir no local, a cidade seria a de menor território do Brasil, se não fosse pela Ilha de Trindade e pela Ilha de Martim Vaz.

.
Tio Moacir, sua esposa Silvia e uma amiga do casal, Nice, em frente ao
PALÁCIO AMARELO DO GOVERNO - VITORIA - E.S.
.
.
Tio Moacir e Nice, amiga de sua esposa.
EM FRENTE AO MAR DE VITÓRIA

.
.Depois da escala que fizeram em Vitória, meu tio Moacir e sua esposa Silvinha foram direto aproveitar os encantos e o aconchego da cidade de Domingos Martins.
.A região serrana do estado do Espírito Santo é repleta de atrativos, como a pequena e bucólica cidade de Domingos Martins, que tem uma temperatura média de 12 graus e uma simpática pracinha central com flores, bancos e chafariz, que aparece na foto que abre a matéria.
.
.
Principal centro da Serra Capixaba, esta cidadezinha tem um pórtico em estilo enxaimel que denuncia a sua origem.
.

Pórtico da cidade
.
.
Seus habitantes ainda mantêm os traços fortes dos primeiros colonizadores, os alemães. São corados e ainda falam o dialeto pomerano, que talvez só esteja em uso na cidadezinha de Pomerode, em Santa Catarina.
.
Os primeiros imigrantes alemães chegaram ao Estado do Espírito Santo em 1846, transferidos do sul do Brasil por decisão de D. Pedro II e se instalaram na colônia de Santa Isabel, no município de Viana. Somente em dezembro de 1921 Domingos Martins se tornou um município independente. Somente em 1959, chegaram os primeiros imigrantes italianos, mas também chegaram mais imigrantes alemães.
.
.
Monumento ao Colono Imigrante
Escultura de Carlo Crepaz inaugurada em 1954

.
.
O charme de Domingos Martins vem principalmente da origem de seu povo, seus hábitos e costumes, que permanecem vivos na cidadezinha, graças aos fundadores e seus descendentes, que dirigem várias casas de chá e café colonial, e mantêm a arquitetura típica em estilo enxaimel.
.
Nos meses de inverno, quando a temperatura é ainda mais baixa, o frio, agregado ao charme da arquitetura local, das pousadas aconchegantes, das lojinhas de artesanato e da boa mesa, faz da região uma das preferidas dos casais em busca de um clima de lua-de-mel.
.

Silvinha ao lado do forno de lenha
de um restaurante rústico de Domingos Martins
.
.A cidadezinha de Domingos Martins, além de proporcionar prazer aos visitantes simplesmente pelas suas características tão típicas e acolhedoras, ainda possui lugares imperdíveis!
.
..
Principais Pontos Turísticos
de Domingos Martins.
.
Casa da Cultura
.
.
Foi inaugurada em 1983 e tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual em 1986. No local funciona o Museu Histórico de Domingos Martins, com acervo de livros, documentos, fotografias, móveis, utensílios domésticos relativos à colonização alemã e italiana do município.

.
.
Cascata do Galo
.
.

Localizada na estrada do Galo, a 10km da Sede,
a cascata do Galo possui uma queda de 70m de altura.
.
.
Igreja Evangélica
de Confissão Luterana
.
Esta é a primeira igreja evangélica do país a ter uma torre. Na época da construção, em 1866, a Constituição Imperial brasileira proibia torres nas igrejas evangélicas, só permitindo nas católicas. Foi inaugurada em 20 de maio de 1866 e tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual.
.
.Praça Arthur Gerhard
.
Praça Arthur Gerhard,
onde fica o Monumento ao Colono Imigrante
.
.
Igreja da praça ao fundo,
Silvinha e tio Moacir em visita à cidade
.
.
Instituto Roberto Carlos Kautsky
.
.

.São mais de cem mil plantas da região, especialmente orquídeas e bromélias, plantadas na mata ou protegidas nas estufas. O espaço compreende ainda o pico do Eldorado, a 850 metros de altitude e que descortina vista panorâmica de Domingos Martins e arredores. As visitas são guiadas e é preciso agendar com antecedência.
.
.
.
O Instituto Roberto Carlos Kautsky é uma Organização da Sociedade Civil de interesse público que busca a harmonia do homem, com o ambiente, consigo mesmo e com o seu semelhante. Fundado em 23 de agosto de 2003, tem como objetivo desenvolver ações de recuperação e preservação do meio ambiente, inspirado na história e no trabalho do naturalista Roberto Anselmo Kautsky. O acesso é difícil - somente carros com tração nas quatro rodas chegam à reserva. Mas o passeio vale a pena levando em conta as belezas espalhadas pela área de 300 mil metros quadrados.
.


Esporte
.
Rafting e bóia-cross também são praticados no entorno da cidade e da reserva...
..
Rua de Lazer
.
.
Rua de Lazer: localizada no centro da cidade, na rua João Batista Wernersbach,
a Rua de Lazer oferece várias opções de entretenimento, alimentação
e compras tanto para os moradores locais como para os turistas.

.
.
Conhecida como a “Cidade do Verde” pela exuberante vegetação de mata atlântica, a cidade de Domingos Martins é emoldurada pelo cartão-postal da região, a Pedra Azul. O nome da formação rochosa de quase dois mil metros de altura se deve à coloração, que varia ao longo do dia de acordo com a incidência da luz solar. A área ao redor da pedra foi transformada em parque estadual e abriga piscinas naturais, belas cachoeiras e trilhas perfeitas para o trekking. Rapel, rafting e bóia-cross também são praticados no entorno da cidade e da reserva.
.
Pedra Azul: Formação rochosa se destaca na paisagem
Foto: Embratur
.

.

Festa do Morango
Festividade da cidade realizada no Parque do Morro Azul
.
.
Domingos Martins não recebe visitantes somente no inverno, mas durante todo o ano. Entretanto, o número de visitantes aumenta muito em determinados eventos organizados pela Prefeitura. A cidade tem outros grandes eventos além da Festa do Morango.
.
.Os grandes eventos
de Domingos Martins
.
.
Sommerfest
Festival da Imigração Alemã
.
.
De 24 a 27 de JANEIRO : As características da cultura e tradição do imigrante alemão se destacam tendo como cenários típicos: bailes, bandas, comidas, desfiles com alegorias típicas, cultos religiosos e apresentações folclóricas.
.

.
Desfile do Sommerfest
.
.

Trajes Típicos
.
.
Festival Internacional
de Inverno.
.
De 17 a 27 de julho: a Prefeitura Municipal de Domingos Martins realiza, no mês de julho, o Festival Internacional de Inverno cujo objetivo é incentivar e apoiar os que se dedicam ao estudo da música: instrumentalistas, compositores, regentes, musicólogos, educadores, intérpretes e estudantes de música. Na ocasião, são ministradas oficinas de música com a participação de músicos nacionais e internacionais de renome, bem como, apresentação de cantores famosos e concertos diários.

.
Brilho de Natal
.
A Abertura do Brilho de Natal acontece em 22 de novembro
.
Brilho de Natal: o Natal é o evento mais tradicional desde a chegada dos imigrantes alemães em Domingos Martins. A cidade recebe, durante o mês de dezembro, milhares de visitantes atraídos pela beleza das luzes e da fantasia da Vila do Papai Noel, despertando o maior espírito natalino do Espírito Santo.
_________
._Obrigado pela visita!
Para ver outra matéria, clique em uma das opções no menu
que se encontra quase no topo do blog, do lado direito.

Um comentário:

Quer comentar? Escreva aqui!